Água e Desenvolvimento Sustentável

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2015

24 de fevereiro de 2015

Agência da ONU anuncia tema do Dia Mundial da Água de 2015: Água e Desenvolvimento Sustentável.

 

BRASÍLIA será a Capital do

8º Fórum Mundial da Água, em 2018. 

Ambientalistas esperam que autoridades brasilienses e federais façam neste ano de 2015, e nos ubsequentes, 2016, 2017 e 2018, comemorações especiais pelo Dia Mundial da Água.
 
 
BRASÍLIA – Capital do 8º Fórum Mundial da Água em 2018
Ambientalistas esperam que as autoridades brasilienses e federais façam neste ano de 2015 e nos subsequentes, 2l016, 2017 e 2018, comemorações especiais na Capital da República. Tudo porque Brasília foi eleita, em fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), em Gyeongju (Coreia do Sul), para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018. Brasília concorria com Copenhague-Dinamarca. 
 
Segundo o presidente da ADASA-DF, Vinicius Benevides, o Fórum ocorre a cada três anos e é o maior evento do mundo com a temática dos recursos hídricos. “Espera-se para o Forum Mundial da Água, em 2018, a participação de cerca de 140 países”, lembra Benevides e explica: “A campanha brasileira apresentou o tema ‘Compartilhando Água’, para integrar os assuntos discutidos nas edições anteriores do evento, dando continuidade aos debates já realizados sobre os desafios do setor de recursos hídricos”. Em agosto de 2013, uma equipe de avaliadores da ONU esteve em Brasília e produziu um relatório sobre infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, rede hoteleira e locais para realização do fórum, que serviu de subsídio para que a cidade fosse a escolhida.
 
 
Água para Nosso Futuro
A próxima edição, que é o 7º Forum Mundial da Água, será realizado em duas cidades da Coreia do Sul, Daegu e Gyeongbuk, de 12 a 17 de abril de 2015. O tema proposto é ‘Água para Nosso Futuro’. O objetivo é destacar a temática dos recursos hídricos na agenda global e reunir organizações internacionais, políticos, representantes da sociedade civil, cientistas, usuários de água e profissionais do setor.
 
Nas edições anteriores deste fórum, o Brasil teve participação marcante, notadamente no 5º Fórum Mundial da Água, realizado em Istambul, Turquia em 2009, e no 6º Fórum Mundial da Água realizado em Marselha, França, em 2012. Por ser a sede do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, o Brasil terá uma participação destacada no 7º Fórum Mundial da Água na Coréia do Sul, daqui a dois meses. Além de um grande Pavilhão, espera-se uma delegação de alto nível com a presença de várias autoridades e estudiosos.