JULIANA SANTILLI, UM ANJO DO MEIO AMBIENTE
20 de novembro de 2015Em 22 de março de 2001, fiz uma homenagem à Promotora de Justiça JULIANA SANTILLI.
Com sua morte prematura, aos 50 anos, ontem, quero deixar registrado a perda de uma Guerreira pela água e pelo Meio Ambiente. A 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social do MPDFT, com certeza, não será mais a mesma.
Juliana Santilli era doutora em Direito Socioambiental pela PUC-PR.
GENTE DO MEIO
Juliana Santilli: educar para proteger
"É preciso que as pessoas tomem conhecimento da magnitude dos problemas ambientais brasileiros. Isso porque hoje o meio ambiente está sendo extremamente agredido." – assim pensa a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, Juliana Santilli, do Ministério Público do Distrito Federal, que é uma das responsáveis pela elaboração da Cartilha do Meio Ambiente.
Santilli acredita ser importante formar cidadãos mais ativos na defesa da causa ambiental. Refletindo essa necessidade, a Cartilha do Meio Ambiente traz orientações para que as pessoas saibam como encaminhar denúncias de crimes cometidos contra o meio ambiente para o Ministério Público. A promotora informa que qualquer pessoa pode e deve denunciar crimes como desmatamentos ilegais, ocupação de áreas públicas, contaminação de recursos hídricos, entre outros. Hoje, cerca de trezentos processos ambientais estão sendo examinados pelo Ministério Público. E, com um maior envolvimento da população, espera-se aumentar esse número e proteger melhor o meio ambiente.
Silvestre Gorgulho – em 22/março/2001)