Aquecimento do Oceano

Aquecimento do oceano é subestimado, diz estudo

26 de janeiro de 2016

Mares estariam se expandindo cerca de 1,4 milímetros por ano. Pesquisas anteriores acreditavam em uma elevação de 0,7 a um milímetro.

Imagem mostra região do Ártico. Segundo a Agência Espacial Europeia, camada de gelo foi maior que em 2012 (Foto: Divulgação/ESA)

Imagem mostra região do Ártico em 2012
(Foto: Divulgação/ESA)
 
 
A quantidade de aumento do nível do mar que vem do aquecimento dos oceanos tem sido subestimada, e é provável que seja cerca de duas vezes maior do que o calculado anteriormente, disseram pesquisadores alemães nesta segunda-feira (25).
 
A descoberta publicada nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, sugere que tempestades cada vez mais graves podem ser esperadas como resultado deste erro de cálculo.
 
O nível do mar pode aumentar devido a dois fatores: o derretimento do gelo e a expansão térmica da água quando aquecida.
 
Até agora, os pesquisadores acreditavam que os oceanos subiram entre 0,7 a um milímetro por ano devido à expansão térmica.
 
Mas um novo olhar para os dados mais recentes de satélite de 2002 a 2014 mostram os mares se expandindo cerca de 1,4 milímetros por ano, disse o estudo.
 
"Até o momento, subestimamos o quanto a expansão relacionada com o calor da massa de água nos oceanos contribui para um aumento global do nível do mar", disse o co-autor Jurgen Kusche, professor na Universidade de Bonn.
 
A taxa global de aumento do nível do mar é de cerca de 2,74 milímetro por ano, combinando tanto a expansão térmica e quanto o derretimento do gelo.