PELO BRASIL 3

DENÚNCIA PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

28 de janeiro de 2016

O tráfico de animais silvestres continua, apesar da fiscalização dos órgãos federais e estaduais

OPERAÇÃO APREENDE AVES NO RJ
 
Uma operação deflagrada na pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) do Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ), resultou na apreensão de 54 pássaros silvestres.
 A partir de denúncia anônima, equipes da UPAM deflagraram ações fiscalizatórias nos municípios de Itaperuna, Cantagalo e Trajano de Moraes, no Noroeste Fluminense, com o objetivo de apreender aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro.
 Segundo os policiais, os pássaros não apresentavam sinais de maus tratos e foram encontrados em cativeiros situados em terrenos e quintais de residências. Ninguém foi preso.
 Os animais foram encaminhados para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Silvestres (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, onde ficarão em  quarentena. Após esse período, serão devolvidos à natureza.
 O chefe do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, explicou que  a UPAM deflagra ações fiscalizatórias deste tipo com regularidade no Parque e no seu entorno. Um dos objetivos é reprimir o tráfico de animais silvestres.
 “Os pássaros são disseminadores de sementes. Por isso costumo dizer que um passarinho não faz parte da floresta. Ele é a própria floresta. A segunda questão é o tráfico de animais silvestres. No mercado ilegal, uma ave silvestre recém-capturada pode chegar a valer mil reais”, explicou ele.
 
 
PERMISSÃO PARA COMERCIALIZAR
 
A comercialização de animais silvestres só é permitida com autorização do órgão ambiental competente e está regulamentada pela Instrução Normativa do Ibama n° 07, de 30 de abril de 2015. Para que o animal seja regular, é necessário que tenha nascido em cativeiro e esteja acompanhado da nota fiscal emitida pelo criador ou comerciante autorizado.
De acordo com a coordenação-geral de Fiscalização Ambiental,  as ações de monitoramento serão intensificadas ao longo deste ano.
O Ibama dispõe de dois canais para denúncias: a Linha Verde, pelo telefone 0800-61-8080, e o endereço eletrônico www.ibama.gov.br/servicos/como-denunciar. 
O anonimato e o sigilo das informações são garantidos.
 
 
FOTOS:
Tráfico de animais silvestres
Maus tratos, mortes e vários tipos de agressões à biodiversidade.