Queimadas

Queimadas e Incêndios

29 de fevereiro de 2016

Combate a queimadas no Estado do Amazonas é intensificado com termo de cooperação

 

O documento foi apresentado em 17 de fevereiro, no Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente, realizado na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas, na zona Centro-Sul. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) que compõe o Sistema de Ambiente juntamente com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), mas também inclui o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Defesa Civil, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

 
A ideia é formalizar o compromisso que prevê medidas práticas com os municípios para prevenir queimadas, reduzir os índices de focos de calor e facilitar o combate ao fogo em áreas consideradas preocupantes como o arco do desmatamento.
 
Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas, Antônio Stroski, há uma conjunção de fatores climáticos ocorrendo no Estado que levam a prever um cenário severo para ocorrência de queimadas que deve ser evitado. Ele explicou que o objetivo é não medir esforços com ações práticas e políticas públicas para evitar que a população do Amazonas volte a enfrentar problemas ocasionados por focos de calor, além dos danos ao meio ambiente. Isso é possível, segundo ele, por meio de parcerias com os gestores municipais.
 
“Temos um território imenso para fazer o controle ambiental e o Estado precisa da parceria das secretarias municipais para fazer este trabalho. Todos têm responsabilidade. As condições são propícias para queimadas, mas podemos evitá-las com esforço coletivo. Não queremos só punir porque isso significa que o dano já ocorreu, queremos impedir que o dano aconteça e precisamos do engajamento dos municípios. Temos uma parceira entre Sema, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Ipaam muito alinhada e vamos ampliar isso com os municípios”, destacou.

 

Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente. Encontro realizado na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas.
 
 
PREVENÇÃO DA QUEIMADAS
 
Para a diretora-presidente do Ipaam, Ana Aleixo, o momento é de envolvimento coletivo para prevenção das queimadas. “Se não iniciarmos essa parceria efetiva, no sentido de coordenar as ações que precisam ser feitas em todo o território do Estado, a guerra se torna muito mais difícil. A participação presencial dos secretários é muito importante para alinhar ações do Governo do Estado, e o fato dos secretários municipais atenderem ao convite para participar mostra a sensibilidade de reconhecer a necessidade de iniciar esse trabalho conjunto”, ressaltou.
 
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Fernando Sérgio, a particularidade geográfica do Amazonas para chegar a determinadas regiões onde o fogo ocorre é difícil, mas pode ser reduzida com a intervenção dos municípios. “O Corpo de Bombeiros tem total interesse de contribuir para que a parceria com os municípios seja uma realidade permanente para vencer as dificuldades geográficas, além de evitar e também reduzir as dificuldades de combate ao fogo. Há alguns anos não tínhamos um trabalho tão alinhado reunindo Sema, Ipaam, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil como o que temos hoje. No ano passado somamos esforços num período atípico de queimadas e essa parceria deu resultado muito satisfatório. Queremos fazer mais, e para isso queremos inserir nessa parceira os municípios e contar com a participação ativa deles”, disse.