Sumaúma
SUMAÚMA
29 de fevereiro de 2016PARQUE ESTADUAL
A criação desta Unidade de Conservação é parte do programa de Unidades de Conservação da SDS/IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas), porém é um resultado do bairro da Cidade Nova – local que abriga o parque – do grupo de voluntários de Fragmentos Florestais Urbanos, da Assembleia Legislativa e de instituições governamentais, numa tentativa de proteger uma das poucas áreas verdes preservadas no perímetro urbano de Manaus.
Os moradores do entorno do Parque participaram ativamente do processo de criação desta Unidade de Conservação. A atualmente colaboram nas atividades de vigilância decisões pertinentes à implementação do Sumaúma, tais como: desenvolvimento de atividades de capacitação para melhor atuação dentro do Parque, mobilização da comunidade, discussão sobre infraestrutura e formação do Conselho Gestor do Parque Sumaúma.
BIODIVERSIDADE
Além da flora riquíssima, vários animais vivem na área do parque, como: preguiça-de-bentinho (Bradypus variegatus), cutiara (Dasyprocta aguti), iguana (Iguana iguana) e o primata sauim-de-coleira (Saguinus b. bicolor), espécie encontrada somente nas florestas de Manaus e ameaçada de extinção.
A biodiversidade de aves é bem representativa, cerca de 89 espécies habita o local. entre elas há o registro de limpada-folha-do-buriti (Berlepschia rikeri), taperebá-do-buriti (Tachornis squamatus) e suiriri-de-garganta-rajada (Tyrannopsis sulphurea) que são próprios de áreas com buritizais.
Foram encontradas no Parque espécies migratórias como maçarico-solitário (Tringa solitaria) e a andorinha-azul (Progne subis); canoras como o curió (Oryzoborus angolensis) e o azulão-da-mata (Passerina cyanoides).
Essa biodiversidade ocorre em função dos diferentes ambientes existente no Parque, taias como a ocorrência de buritizais, cursos d'água remanescente de mata primária, campos baixos, capoeiras e diversidade de frutos silvestres que mantêm e sustentam a fauna. Além da espécie da Samaúma, outras espécies de árvores importantes são encontradas como: amapá, piquiá, acariquara e patauá.
Apoio da Comunidade
A comunidade está sempre nas ações que envolvem a preservação do Parque da Sumaúma
Agora em fevereiro, lideranças comunitárias e técnicos de várias instituições da sociedade civil se reuniram, em Manaus, para dar inicio á mobilização para as eleições municipais deste ano. O objetivo é buscar os compromissos políticos para a questão de preservação dos parques e conhecer a agenda de sustentabilidade dos candidatos. Participaram do encontro, membros do Instituto Sumaúma, Programa Cidades Sustentáveis, Ministério Público Federal, Conselho Regional de Contabilidade, UPA-União de Política Animal e Instituto Amazônico da Cidadania.
O nome científico da samaúma é Ceiba Petranda. É uma das maiores árvores da região amazônica.
Sumaúma ou samaumeira ( do tupi) é uma grande árvore, muito imponente, da família das Bombáceas, de madeira branca, vive em regiões com bastante umidade. O imenso tronco é apoiado em enormes raízes, cuja parte aérea, é utilizada para a confecção de mesas rústicas, tábuas de lavar roupas, etc. Seus frutos produzem paina, usada para travesseiros e outros estofados domésticos.
Veja filme :
https://www.facebook.com/ParqueEstadualSumauma