OESTE BAIANO GANHA PROJETO DE PROTEÇÃO AO CERRADO
9 de abril de 2016Projeto Cerrado realiza mapeamento de experiências socioambientais em Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves
O intuito do mapeamento é dar visibilidade a iniciativas sustentáveis além de valorizar a cultura local e conhecimentos tradicionais das comunidades.
A equipe técnica do Projeto visitou as experiências desenvolvidas em Cacimbinha, Cidade das Estrelas e no entorno do município de Formosa do Rio Preto, além dos Assentamentos Santa Rafaela e Rio Branco do município de Riachão das Neves. Ao todo foram visitadas dez experiências socioambientais nos dois municípios, com atividades em artesanato, agricultura sustentável, sistemas agroflorestais (SAF), fármacos de plantas medicinais e apicultura.
De acordo com o especialista em políticas públicas e gestão governamental da Sema, Marcos Almeida, todas as informações obtidas serão registradas em um banco de dados desenvolvidas pela Secretaria e que a sociedade poderá ter acesso através do site www.sema.ba.gov.br.” A atividade representa uma oportunidade para conhecer as experiências sustentáveis realizadas nos municípios, além de subsidiar a formulação de políticas e programas socioambientais”, explicou.
Ainda em 2016, serão realizados os mapeamentos de experiências socioambientais dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Jaborandi, que subsidiarão o evento de Intercâmbio de Experiências Socioambientais em 2016.
“O intuito do mapeamento é dar visibilidade a iniciativas sustentáveis que são desenvolvidas no Estado da Bahia, além de valorizar a cultura local, conhecimentos tradicionais das comunidades e disseminar informações de iniciativas que possam ser replicadas em diversos contextos”, acrescentou a especialista da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da SEMA, Jamile Trindade.
Destaca-se, nesta etapa, o apoio da população local, assim como a parceria da Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e Agência 10 desenvolvimento, das Prefeituras Municipais de Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves.
PROJETO CERRADO
O Projeto Cerrado tem previsão de execução até 2018. Este projeto tem como área alvo o Oeste Baiano, foram selecionados oito municípios com base nos índices de perda de vegetação nativa e o percentual de vegetação remanescente, as demandas sociais, a capacidade de gestão e a existência de áreas protegidas. Municípios: Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, Correntina, Jaborandi e Cocos.