A largada para as olimpíadas do rio

Jogos Olímpicos do Brasil 2016

4 de maio de 2016

Chegada da Tocha Olímpica inicia a contagem regressiva das Olimpíadas Rio

 
Ela é o maior símbolo dos Jogos Olímpicos. A Tocha Olímpica deu a largada para a contagem regressiva das Olimpíadas do Rio. Na manhã do dia 3 de maio, a tocha adentrou o espaço aéreo brasileiro, vindo diretamente da Suiça. Ela iniciou, por Brasília, uma maratona para percorrer mais de 329 cidades pelo Brasil a fora até o dia 4 de agosto. O percurso da tocha começou pela Capital Federal e até a abertura dos Jogos, vão ser 12 mil condutores durante 95 dias de revezamento, com 20 mil km de trajeto em terra e 16 mil km percorridos de avião.

 

A largada da Tocha Olímpica foi com o ex-jogador de volei, Giovane, o primeiro a recebê-la na cerimônia de acendimento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia.

 

 

Na programação em Brasília, a Tocha Olímpica percorreu alguns dos principais cartões postais da cidade. Da Praça dos Três Poderes, onde está o Palácio do Planalto, a tocha percorreu a Esplanada dos Ministérios conduzida por atletas e personalidades que representam o espírito olímpico e os brasilienses. A Catedral Metropolitana foi um dos locais que recepcionaram a Tocha em Brasília. A Chama símbolo da RIO 2016 também passou pela Ponte JK e o Lago Paranoá. No roteiro ainda o Estádio Nacional Mané Garrincha e Parque Nacional de Brasília.

 

O Lago Paranoá fez parte do roteiro do tour da tocha olímpica, em Brasília. A tocha desceu em rapel da Ponte JK para o Lago.

 

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima exibe a tocha diante da catedral de Brasília

 

 

Na Igrejinha de Fátima de Brasília, projeto de Oscar Niemeyer, os fiéis assistiram à Missa antes da chegada da Tocha Olímpica.

 

 

 

A passagem da Tocha Olímpica pelo Parque Nacional de Brasília emocionou as mais de 400 pessoas que participaram da festa, na maioria visitantes, alunos de escolas vizinhas e servidores do ICMBio. A chama atravessou a Piscina Pedreira através das mãos de Flávia Cantal, representante da Associação Amigos do Parque Nacional de Brasília, para, em seguida, ser transferida para o seu segundo condutor, o servidor do ICMBio Mackinley de Souza. Na foto, Guilherme Giavannoni, campeão brasiliense de basquete, participa do revezamento da tocha olímpica.

 

MAPA DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA PELO BRASIL

A Tocha Olímpica iniciou, por Brasília, uma maratona para percorrer mais de 329 cidades pelo Brasil a fora até o dia 4 de agosto. O percurso da tocha começou pela Capital Federal e até a abertura dos Jogos, vão ser 12 mil condutores durante 95 dias de revezamento, com 20 mil km de trajeto em terra e 16 mil km percorridos de avião.