Queimadas

Bahia: alerta geral para incêndios florestais

5 de julho de 2016

Corpo de Bombeiros da Bahia realiza curso para brigadistas voluntários em Jaborandi, Correntina, Cocos e Luís Eduardo.

Com carga horária de 40 horas semanais o curso teve início no município de Jaborandi, com a participação de 16 brigadistas. As atividades também serão realizadas nas cidades de Correntina, 27 a 01 de julho, em Cocos, de 04 a 08 de julho, e Luís Eduardo Magalhães, de 18 a 22 de julho.  Durante a atividade os brigadistas participam de aulas teóricas e práticas, o conteúdo programático inclui leis ambientais, licenciamento, fiscalização, educação ambiental e associativismo, além de disciplinas de primeiros socorros e combate aos incêndios florestais. O treinamento é ministrado pelos instrutores e peritos em incêndios florestais: Sub-Tenente Uirlei Borges, cabo BM Jobson Meira e a coordenadora de fiscalização preventiva do Inema, Fabíola Cotrim.
 
Para o coordenador do Projeto Cerrado e diretor da SEMA, Murilo Figueredo, a ação conjunta do poder público e da sociedade civil é fundamental para reduzir os focos de calor no oeste da Bahia. "Diante do cenário climático atual, é necessário que o agricultor passe a utilizar as práticas alternativas ao uso do fogo, pois o uso incorreto do fogo causa perdas no solo e trás consequências para a região”. 
 
Para o Sub Ten BM Uirlei Borges as reciclagens são importantes para a manutenção do condicionamento e nivelamento entre os atores envolvidos na prevenção e combate aos incêndios florestais. “Possibilita a verificação dos equipamentos destinados às brigadas voluntárias, permite intercambio entre o Inema, Corpo de Bombeiros e as comunidades. Mostra que o Estado está presente e determinado a reduzir os incêndios florestais”.
 
De acordo com a coordenadora de fiscalização preventiva do Inema, Fabíola Cotrim, o combate às queimadas é o principal objetivo do curso. "Durante as aulas práticas, os brigadistas aprendem a controlar o fogo, a se protegerem da temperatura e a socorrer, caso necessário, vítimas de incêndio", destacou.
 
Para o brigadista voluntário Pablo Monteiro, de Jaborandi, essa reciclagem está servindo para melhorar os conhecimentos em legislação ambiental e fiscalização. “É uma oportunidade de aprimorar as ações de combate aos incêndios, além de fortalecer a brigada do município.