Seca no Acre

Com seca atípica, rio no interior do Acre fica abaixo de um metro

1 de agosto de 2016

Corpo de Bombeiros prevê mais baixa nos próximos dois meses. Rio Iaco chegou a 88 centímetros na manhã deste domingo (31).

 
 
Tácita Muniz
Do G1 AC
 
 
Rio Iaco Sena Madureira no domingo (31) (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
 
Rio Iaco em Sena Madureira no domingo (31)  chegou a 88 centímetros (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
 
 
 
O Rio Iaco em Sena Madureira, interior do Acre, registrou, na manhã deste domingo (31), 88 centímetros. Segundo o Corpo de Bombeiros, este é um dos menores níveis já registrados no município.
 
A seca é resultado da estiagem severa e atípica que atinge o Acre. Mesmo com o nível abaixo de um metro, os Bombeiros informaram que o abastecimento de água ainda não está comprometido.
 
"Estamos fazendo as medições todos os dias, fazendo o acompanhamento e, no momento, ainda não foi tomada nenhuma medida de emergência. Por enquanto, o abastecimento de água não está comprometido devido ao uso de boias flutuantes. É uma das cotas mais baixas registradas", informa o tenente José Célio Lima, comandante dos Bombeiros na cidade.
 
Ele acredita que os próximos meses devem ser mais críticos, por serem de secas mais severas. "O período de estiagem é maior ainda em agosto e setembro. Então, o risco de baixar mais ainda é frequente. Aí sim pode comprometer o abastecimento de água", explica.
 
 
Seca do Rio Acre
 
Na capital acreana, o Rio Acre atingiu a menor marca da história e deve sofrer ainda mais com a estiagem que atinge o estado, conforme previsões do Corpo de Bombeiros. O órgão acredita que, até setembro, o nível das águas deva ficar abaixo de 1,25 metro. Na sexta-feira, o rio estava em 1,49 metro.

 

 

Rio Iaco Sena Madureira no domingo (31) (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Nos próximos dois meses, rio deve baixar ainda mais, acreditam Bombeiros (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)