Oceanos

Lula ‘fofa’ com olhos arregalados chama a atenção de cientistas

22 de agosto de 2016

Pesquisadores observaram que animal mais parece um brinquedo. Segundo especialista, pode se tratar de uma nova espécie.

Da Associated Press

 

Imagem da câmera NautilusLive mostra lula de olhos arregalados no fundo do oceano no sul da Califórnia  (Foto: OET/Nautiluslive via AP)

Imagem da câmera NautilusLive mostra lula de olhos arregalados no fundo do oceano no sul da Califórnia (Foto: OET/Nautiluslive via AP)
 
 
 
Uma equipe de cientistas e técnicos que observavam o fundo rochoso do mar no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, não contiveram seu entusiasmo ao avistar uma lula de cor vibrante e olhos arregalados.
 
É possível ouvir a exclamação de admiração no vídeo postado na página do Exploration Vessel Nautilus, enquanto a câmera em um veículo operado remotamente se depara com o cefalópode roxo de olhos gigantes e redondos.
 
Então as piadas começaram. "Ele tem olhos estranhos", disse um dos observadores. "Chegue mais perto", disse outro. Um deles sugeriu que o animal parecia um brinquedo deixado por uma criança e outro que os olhos pareciam ter sido pintados.
 
A criatura "fofa" parece um cruzamento entre lula e polvo, mas é próximo de um molusco chamado choco, segundo os cientistas.
 
"Além da fofura dos olhos arregalados, há algo biologicamente interessante sobre essa observação", diz o especialista em cefalópodes Michael Vecchione, da Instituição Smithsonian. A criatura pode ser uma nova espécie, segundo ele.
 
Ele foi encontrado a cerca de 900 metros da superfície, o que é incomum, mas não inédito. Mas, além disso, o polvo não tem cromatóforos, células que permitem que ele mude de cor, como membros de sua espécie normalmente têm, afirmou Vecchione.
 
A questão permanece sem resposta porque esta lula continua no fundo do oceano, fora do alcance dos cientistas.