ENERGIA

Energia: de Paulo Afonso a Sant’ana do Livramento (RS)

1 de setembro de 2016

Complexo hidrelétrico de Paulo Afonso tem audiência pública para licenciamento e Parque Eólico Coxilha Negra, da Eletrosul, terá 241 aerogeradores.

 

 

Resultado de imagem para Complexo de Paulo Afonso

Complexo de Paulo Afonso no rio São Francisco
 
Setembro começa com uma audiência pública em Paulo Afonso, na Bahia, para apresentar e discutir o processo de licenciamento do Complexo de Paulo Afonso, conjunto de usinas hidrelétricas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizado nos municípios de Paulo Afonso (BA), Glória (BA), Delmiro Gouveia (AL) e Jatobá (PE).
 
O objetivo da reunião é debater com a população as medidas de mitigação e compensação adotadas pela Chesf no processo de licenciamento ambiental do empreendimento e ouvir sugestões para a definição de novas diretrizes a serem estabelecidas para a emissão da licença de Operação (LO).
 
Participam das reuniões públicas técnicos dos Núcleos de Licenciamento Ambiental do Ibama de Recife (PE), Aracaju (SE) e Maceió (AL), e da Coordenação de Energia Hidrelétrica, de Brasília. Foram convidados representantes dos órgãos ambientais dos estados envolvidos, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da Agência Nacional de Águas (ANA), das prefeituras de municípios vizinhos e dos Ministérios Públicos Federal e dos Estados.
 
 
 
LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA COMPLEXO EÓLICO
 
Resultado de imagem para Parque eólico de Coxilha Negra, no Rio Grande do Sul
 
Parque eólico de Coxila Negra, no Rio Grande do Sul
 
 
O Ibama autorizou a instalação de um dos maiores complexos eólicos do Brasil. A licença de Instalação foi emitida em 15 de julho para o Parque Eólico Coxilha Negra, da Eletrosul, um dos maiores a ser instalado no Brasil, com potência total de 482 MW. O empreendimento está localizado em Sant'Ana do Livramento (RS), na fronteira do Brasil com o Uruguai, e ocupa uma área de 12.641 hectares, com 241 aerogeradores de 2 MW cada.
 
A definição da planta do empreendimento leva em conta uma série de variáveis socioambientais, a partir das quais são definidas restrições absolutas ou parciais para a instalação de aerogeradores, acessos ou estruturas auxiliares em determinadas áreas. Nos trechos sem restrição, os projetistas  têm liberdade para posicionar as máquinas de modo a minimizar custos e melhorar a eficiência.
 
Monitoramento prévio da fauna, com periodicidade mensal e duração de um ano, permitiu identificar os padrões de ocupação da área pelos diversos grupos de animais. Também foram mapeados os locais de ocorrência de cactáceas endêmicas ou ameaçadas.
 
Quando em operação, o parque eólico terá capacidade de geração suficiente para abastecer 2,8 milhões de habitantes. São esperados cerca de 3 bilhões de reais em investimentos.
 
Segundo técnicos do Ibama, a solicitação de Licença de Instalação para a Central Geradora Eólica Fronteira Sul – Módulos I, II e III, em área adjacente ao PE Coxilha Negra, com capacidade de geração de 72,9 MW e 27 aerogeradores, ainda está em análise. O processo segue as mesmas diretrizes de licenciamento usadas até o momento.