Energia Eólica

Energia eólica deve responder por 20% da eletricidade mundial até 2030

19 de outubro de 2016

Previsão está em relatório de conselho global, divulgado pela Abeeólica. Emissões de CO2 devem ser reduzidas mais de 3,3 bi de toneladas ao ano.

 

Do G1, em São Paulo
 
 
 
Até 2030, a energia eólica poderá chegar a 2.110 GW e responder por até 20% da energia mundial, segundo estimativa do GWEC (Global Wind Energy Council), divulgado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).
 
 
Complexo Eólico Vamcruz foi inaugurado nesta quarta-feira (29) em Serra do Mel, na Costa Branca potiguar (Foto: Divulgação/ Voltalia)
 
Complexo Eólico Vamcruz em Serra do Mel, na Costa Branca do Rio Grande do Norte. (Foto: Divulgação/ Voltalia)
 
 
 
A previsão é que sejam criados 2,4 milhões de novos empregos e que as emissões de CO2 sofram redução de mais de 3,3 bilhões de toneladas por ano. Também está prevista a atração de investimentos anuais da ordem de 200 bilhões de euros.
 
"Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam olhar com seriedade para os compromissos que assumiram em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa uma matriz livre de combustíveis fósseis antes de 2050 e a energia eólica vai desempenhar um papel importante para que possamos chegar lá", disse Steve Sawyer, secretário-geral GWEC, por meio de nota.
 
De acordo com Sawyer, a energia eólica é a opção mais competitiva para agregar mais capacidade à matriz elétrica em muitos mercados em crescimento, como Áfria, Ásia e América Latina.
 
"Mas se desejamos cumprir os acordos de Paris, isso vai significar acabar com plantas de energia de combustíveis fósseis e substitui-las por eólica, solar, hídrica, geotérmica e biomassa. Esta será a parte difícil e os governos deverão agir com muita seriedade para cumprir o que foi prometido.”