Itaipu
Excesso de chuvas faz Hidrelétrica de Itaipu abrir vertedouro neste domingo
31 de outubro de 2016Calhas foram reabertas depois de 48 dias para escoar excedente de água. Espetáculo das águas poderá ser visto também no feriado de Finados (2).
Do G1 PR, em Foz do Iguaçu
Uma das três calhas do vertedouro da Usina de Itaipu foi aberta na manhã deste domingo para escoar o excedente de água não usado na geração de energia elétrica (Foto: Itaipu Binacional / Divulgação)
O excesso de chuva na cabeceira do Rio Paraná, em parte das regiões sudoeste do país e do Paraná, levou a Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, a abrir o vertedouro neste domingo (30). As comportas foram reabertas no início da manhã depois de 48 dias para escoar o excedente de água não usado na produção de energia elétrica. A última abertura ininterrupta ocorreu no dia 11 de setembro.
De acordo com a assessoria de imprensa do lado paraguaio da usina, o espetáculo das águas poderá ser visto pelos visitantes ao menos neste domingo, quando estão vertendo cerca de 1,3 milhão de litros de água por segundo (l/s), e na quarta-feira (2), feriado de Finados. Na ocasião, a operação da hidrelétrica estiva que devem passar pelas calhas entre 2,7 milhões e 3 milhões (l/s). O volume equivale à vazão média de duas Cataratas do Iguaçu.
Ainda segundo a assessoria, Itaipu vem aproveitando ao máximo a água que chega para gerar energia elétrica.
“O nível de eficiência operacional é de quase 100%, um dos mais altos de todas as geradoras. Em 2016, a usina brasileiro-paraguaia, que já detém o título de maior produtora de energia elétrica acumulada, com 2,38 bilhões de megawatts-hora (MWh), deve também voltar a assumir a liderança do ranking anual, com 100 milhões de MWh ante 90 milhões de MWh projetados para o ano pela gigante chinesa Três Gargantas, que é a maior do mundo em potência.”