NASCENTES GERAIZEIRAS

Nascentes geraizeiras

5 de outubro de 2016

Em Outubro tem festa na RDS Nascentes Geraizeiras. Criada há dois anos, a partir da luta das comunidades locais, a Reserva concilia proteção da natureza com atividades produtivas sustentáveis.

 

 

No dia 13 de outubro, a RDS Nascentes Geraizeiras – Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, completa 2 anos. Mas as comemorações começam no dia do santo da ecologia, São Francisco de Assis, em 4 de outubro. Nesse dia, há romaria na comunidade de Água Boa II, em Rio Pardo de Minas, um dos municípios abrangidos pela reserva. No dia 8, também tem confraternização no Pequizeirão e Associação da Comunidade Roça do Mato, em Montezuma, e na Associação da comunidade Roça do Mato.

 

 

 
 
Segundo Mauro Braga, gestor da reserva, embora a luta pela implementação da unidade continue, já muito o que comemorar. “Sabemos que essa vitória foi construída a muitas mãos. Assim, as comunidades geraizeiras da RDS e a Comissão Pró-Conselho convidam amigos e parceiros este momento de celebração e confraternização”, disse ele.
 
Com área aproximada de 38.177 hectares, localizada nos Municípios de Montezuma, Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo, no estado de Minas Gerais, a RDS Nascentes Geraizeiras tem como objetivos proteger as nascentes de córregos que abastecem a região, garantir a conservação das áreas de extrativismo utilizadas pelas comunidades tradicionais beneficiárias, permitir o acesso à terra para a população geraizeira local e promover o seu desenvolvimento socioambiental.
 
 
OBJETIVO DA UNIDADE
 
 
 
 
 
Em primeiro lugar a RDS Nascentes Geraizeiras tem por objetivo proteger as nascentes de córregos que se localizam na região e abastecem todas as comunidades, bem como proteger e garantir a conservação das áreas de extrativismo utilizadas pelas comunidades tradicionais beneficiárias. A RDS, além de ajudar a promover o seu desenvolvimento socioambiental, incentiva a realização de estudos voltados para a conservação e o uso sustentável do Cerrado.
 
CRIAÇÃO – Criada por decreto presidencial em 13 de outubro de 2014, a reserva é fruto da luta da comunidade geraizeira da região, que, durante 12 anos, se mobilizou pela instalação da RDS, conciliando a proteção da biodiversidade com atividades produtivas que hoje geram renda para todos.