Cartas

2 de dezembro de 2016

Cartas e Agenda

 

 

Folha do Meio
Mesmo não tendo a facilidade de receber a edição impressa, depois de 19 anos como assinante, gostaria de parabenizar vocês aí da redação por manter uma edição online dentro dos padrões de seriedade e competência com que me acostumei a ler nesses anos todos.
Queria também salientar duas matérias que me chamaram muito a atenção. A primeira é a do Príncipe alemão e sua viagem pelo litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. A história dos índios botocudos é fantástica. Não conhecia essa epopeia do príncipe Maximilian e do interesse dos alemães em conhecerem a flora e fauna do Brasil. Acompanhei os seis capítulos e aguardo, agora, a última parte.
Em segundo lugar gostaria de dizer que a reportagem sobre a “Migração das Plantas” deveria ser estuda em todas as escolas públicas. É de um aprendizado sobre as conquistas dos europeus nas Américas e é de uma evidência botânica única. Parabéns ao professor Carlos Fernando de Moura Delphim pela entrevista.
Seixas T. Maranhão – Rio de Janeiro – RJ
 
 
 
SORVETE NA TESTA
Em relação à preocupação sadia da maioria dos países à questão ambiental, principalmente ao controle dos gases que causam o efeito estufa, a opinião do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, parece com a do ex-presidente Lula na RIO+21. Lula abriu a boca para falar a especialistas sobre a quadratura da Terra. Explicou que o planeta é redondo e gira e por isso os países passam sob as poluições dos outros. Fosse a Terra quadrada isso não ocorreria. Não é uma beleza de explicação?
Donald Trump afirmou algo semelhante: não vai contribuir com a ONU e outros organismos internacionais para debelar a poluição alheia. Vai se preocupar apenas em melhorar o meio ambiente nos Estados Unidos. Como se a polução chinesa, europeia ou norte-americana não atingisse o mundo inteiro. 
O Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, por sua vez, fez um apelo ao novo presidente do EUA para repensar o que disse. Ao Lula, na RIO-21 ele não fez nenhum apelo. Também Lula não entenderia mesmo!
Sérgio Garschagen – Curitiba – PR
 
 
 
AGENDA DE FINAL DE ANO
36ª Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH)
Data: Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Horário: 09:00 – 18:00
LOCAL: Auditório Ipê Amarelo do Ministério do Meio Ambiente – Esplanada dos Ministérios, Bloco B.
36ª Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH)
Data: Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Horário: 09:00 – 18:00
36ª Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos
LOCAL: Auditório Ipê Amarelo do Ministério do Meio Ambiente – Esplanada dos Ministérios, Bloco B.