Rio Iguaçu
Homenagens ao Rio Iguaçu
2 de dezembro de 2016Dia do Rio Iguaçu é comemorado com debate sobre preservação ambiental
O Iguaçu é o maior rio do Paraná. Nasce em Curitiba, recebe esgotos de toda ordem e já foi poluído por derramamento de óleo da Petrobras em 2000. O rio faz o espetáculo das águas em Foz do Iguaçu, provocando as Cataratas mais lindas do mundo.
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, durante as comemorações do dia do Rio Iguaçu, realizado no Parque Municipal de São José dos Pinhais. (Foto Jonas Oliveira)
“O Iguaçu é o nosso rio mais emblemático, começa na região de Curitiba e termina em Foz do Iguaçu. Instituir este dia foi o último projeto que apresentei como deputada estadual. Hoje ele faz parte do calendário, inclusive das escolas, para ensinar aos alunos a importância da preservação da água e também a importância deste rio”, disse a vice-governadora Cida Borghetti.
O RIO IGUAÇU
O rio Iguaçu é o maior rio do Paraná. Com 1,320 quilômetros de extensão e 23 afluentes, em várias regiões do Estado, o Iguaçu passa por 109 municípios, desde a nascente até Foz do Iguaçu, na região Oeste.
Por sua importância, o governador Beto Richa instituiu em 2015, por meio do decreto número 1589, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI), que desenvolve políticas e ações para recuperação do rio em suas áreas mais críticas e para manter a qualidade da água nos trechos onde ele ainda está preservado.
O rio Iguaçu é um afluente do rio Paraná e é formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na parte leste do município de Curitiba, junto a divisa com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.
O curso do rio segue o sentido geral leste a oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu baixo curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina. Em 2008, o rio Iguaçu foi considerado o segundo rio mais poluído do Brasil, superado apenas do rio Tietê, em São Paulo.
Encontro dos Rios Barigui e Iguaçu, em Araucária: a mancha de óleo se estendeu por 120 km. O derramamento começou no início da tarde de um domingo, 16 de julho de 2000, e atingiu os Rios Barigui e Iguaçu. Na ocasião do acidente, em 2000, o Ibama multou a Petrobras em R$ 168 milhões.
AÇÕES DO GRUPO GESTOR
“Desde a criação deste grupo gestor GRI, dezenas de ações passaram a acontecer permanentemente ao longo do curso do rio, principalmente nos trechos mais críticos”, afirmou Mario Celso Cunha, da Sanepar, que coordena do GGRI.