Moacyr de Carvalho Dias

Natureza à altura das mãos

1 de fevereiro de 2017

O empresário Moacyr de Carvalho Dias, dono do maior criadouro de animais silvestres do Brasil e inventor do requeijão cremoso de copo, morre em Poços de Caldas.

 

Moacyr de Carvalho Dias, maior criador brasileiro de animais silvestres,

morre em Poços de Caldas-MG

 
 
De inventor da fórmula do requeijão cremoso de copo, o empreendedor Moacyr de Carvalho Dias evoluiu para a preservação de animais silvestres. Construiu o Criadouro Poços de Caldas, maior criadouro de animais silvestres do Brasil, que abriga cerca de 4 mil aves de mais de 300 espécies diferentes.
 
 
 
 
 
 
IMPORTÂNCIA DAS AVES
As aves inspiram paixão e religiosidade
 
Segundo levantamento de organismos internacionais, existem no mundo cerca de 10.440 espécies de aves. O Brasil abriga ─ segundo a última lista do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) ─1.833 espécies.  As aves sempre tiveram um papel importante nas culturas humanas muito além de serem simples fonte de alimento. Deuses alados, ou com características de aves, sempre foram parte de religiões, que continuam a usar aves como símbolos. Impérios também usaram aves (especialmente as de rapina) como símbolos e até hoje muitos países têm aves representadas em suas bandeiras, brasões e moedas. A importância das aves para a arte, desde a arte plumária de alguns grupos indígenas até seu uso-inspiração para pinturas e esculturas, é bem conhecida.
 
As aves também inspiram poetas, compositores, artistas, escritores, cientistas e filósofos. E continuam a inspirar pesquisas em áreas tão variadas como neurociências, evolução, comportamento, fisiologia e ecologia, o que as torna um dos grupos animais mais bem conhecidos.
 
A paixão pelas aves mexe com as pessoas. Assim foi com Ruscky, com Paulo Nogueira-Neto, Johan Dalgas Frisch e com o empresário Moacyr de Carvalho Dias que, como empreendedor e encantado com a natureza, construiu o Criadouro Poços de Caldas.
 
Moacyr Dias conta que ainda criança, aos 6 anos, montava viveiros de taquara para as saracuras e inhambus que capturava. Sempre para estudar. Ao longo de toda a vida, Moacyr sempre manteve viveiros com algumas aves, estudava a sua reprodução, testava a melhor forma de alimentá-las e de oferecer material para a fabricação do ninho. Mas isso não atrapalhou sua vida profissional, voltada para a indústria de laticínios que, certo momento procurou a Danone, na França e conseguiu trazer a tecnologia de produção de iogurtes para o Brasil. Os franceses, em pouco tempo, convenceram-se do imenso 
 
 
CRIADOURO POÇOS DE CALDAS
História e importância ambiental e cultural
 
O criadouro Poços de Caldas, maior criadouro de animais silvestre do Brasil, localizado em Poços de Caldas, possui cerca de 4 mil aves de 325 diferentes espécies mantidas em longos viveiros de alvenaria, recintos abertos e possui grandes lagos onde nadam, lado a lado, os cisnes europeus e os, cada vez mais raros, cisnes brasileiros.
 
Depois de 52 anos trabalhando com laticínios, Moacyr Dias se viu bem estabilizado e com tempo suficiente para se dedicar à sua paixão, a criação de aves silvestres.
 
 
Em 1980, Moacyr comprou umas terras na mesma rua onde fica a fábrica da Danone. Nos 13 hectares, ele montou os primeiros viveiros para criar tinamídeos, perdizes, codornas e zabelês. Numa nova etapa, começou a reproduzir também psitacídeos, como papagaios mais ameaçados de extinção. Com o passar do tempo, adotou modernas técnicas para melhorar a reprodução e o bem-estar das aves, como separação das aves por casal em viveiros menores e até música nos corredores para mantê-las calmas.
 
Em agosto de 1999, recebeu de um criador, por meio do IBAMA, 10 casais de Mutum de Alagoas, aves descendentes de um grupo de 3 espécimes, as últimas de seus semelhantes não ocorrem mais em liberdade. Extintas em seu bioma original.  
 
Separando os casais, começaram a por ovos, chocados em chocadeiras artificiais. 
 
Hoje o sítio possui perto de 80 Mutuns que são motivo de vários estudos e convênios com universidades e com o Instituto Chico Mendes. No momento, está em andamento um trabalho científico para o mapeamento por DNA de toda a população existente. Por esse trabalho, serão programados cruzamentos ideais para tornar o grupo mais viável e possivelmente no futuro ter um sonho realizado: reintroduzir essas aves às matas do Nordeste e Sudeste.
 
 
CULTURAL E EDUCATIVO
 
Outra característica do criadouro é o seu lado cultural e educativo. Mantendo anotações de tudo que é realizado, o criadouro funciona como um centro de pesquisa. Além da manutenção das mais diversas espécies, há o trabalho de desenvolvimento de algumas rações específicas para animais que ainda não haviam sido mantidas no Brasil.
 
O criatório tem produzido alguns artigos científicos e através de convênios com universidades, vem treinando biólogos e veterinários que abraçam questões conservacionistas.
 
Uma das funções do criadouro, sempre explicou Moacyr de Carvalho Dias, é distribuir conhecimento, contribuindo com a educação, com a cultura e com a preservação das espécies.
 
Na busca de parceria, o Criadouro Poços de Caldas encontrou um braço de troca de informações e gestão na Holanda: o Waterfowl Breeding Farm, da família KOOIJ. Recentemente, os KOOIJ entraram para o quadro do empreendimento de Moacyr com a finalidade de unir forças e participar de pesquisas científicas e ações de preservação da natureza.  
 
Essa família holandesa tem reproduzido aves por quatro gerações e tem tido ótimos resultados na reprodução e muita experiência em importação e exportação de aves. 
 
Ele informa que a junção das técnicas holandesas e brasileiras resultou no mais avançado tipo de laboratório, que está pronto para funcionar na próxima temporada de criação de pássaros, além de trazer novas formas de manejo, transporte e alimentação para as exatas 306 espécies de aves.
 
 
CRIADOURO POÇOS DE CALDAS
Laboratório e estágios de criação
 
 
 
O Criadouro Poços de Caldas idealizado por Moacyr de Carvalho Dia está localizado no Sul de Minas a 200 km de São Paulo e a 600 km de Belo Horizonte. Lá existem mais de 3.500 aves e 325 espécies de todo o mundo, como: papagaios, mutuns, faisões, tinamídeos, aves aquáticas, jacamins e muitas outras espécies. A maioria das espécies é mantida em viveiros, como na foto, por casal.
 
 
 
 
 
As espécies aquáticas ficam em grandes recintos com tanques e boa arborização.
 
 
 
 
O propósito deste criadouro é a conservação, com ênfase para a reprodução de um grande número de aves, com a melhor tecnologia disponível.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Laboratório de Reprodução segue uma rotina rígida de desinfecção para todos os funcionários responsáveis pelo setor.
 
 
 
ESTÁGIOS PARA A BOA REPRODUÇÃO DAS ESPÉCIES
A junção de técnicas holandesas e brasileiras resultou no mais avançado tipo de laboratório no Criadouro Poços de Caldas. Tudo está pronto para funcionar na criação de pássaros, o que vai trazer novas formas de manejo, transporte e alimentação para as exatas 306 espécies de aves.
 
 
Primeiro Estágio: sala de Incubação que possui ar-condicionado e umidade controlada.
 
 
 
 
 
Segundo Estágio: primeira sala de filhotes, onde os bichinhos ficam desde o nascimento até 14 dias de vida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Terceiro Estágio: segunda sala,onde os filhotinhos ficam com idadede 14 até 30 dias.