PARQUE DA BOCAINA

Parques se preparam para visita durante feriados

2 de março de 2017

O Parque da Serra da Bocaina fez ações especiais para receber visitantes

 

O Parque Nacional da Serra da Bocaina está situado entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A unidade protege mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica, abrangendo áreas de seis municípios. Além disso, o parque possui centenas de atrativos naturais, que vão desde trilhas, mirantes e cachoeiras, chegando até o mar, o que faz a unidade figurar entre as mais frequentadas do país, com mais de 600 mil visitas por ano.
 
Durante o feriado de Carnaval deste ano, o ICMBio preparou ações de ordenamento da visitação na região da Vila de Trindade (Paraty/RJ), com apoio da Econsenso, SOS Mata Atlântica, Parque Estadual da Serra do Mar e associações de moradores e de barqueiros locais (Amot e Abat). A ideia é repetir essa mesma preparação para outros feriados prolongados.
 
As atividades de recepção dos turistas foram até o início de março e buscou oferecer atrativos naturais conservados para a sociedade, reduzir os impactos da visitação, prevenir que práticas irregulares aconteçam na área e levantar dados para subsidiar tomadas de decisão do ICMBio. 
 
A novidade para o Carnaval de 2017 foi o levantamento do número de pessoas que entraram no parque a cada dia e, além do registro, saber o interesse maior de cada visitante.
 
No caso do Parque da Serra da Bocaina foi mobilizada uma equipe de 20 pessoas, entre servidores do ICMBio, monitores e voluntários escolhidos e capacitados pela unidade de conservação especificamente para essas ações.
 

 

 
“Esta é uma atividade que vem sendo realizada na maioria dos feriados prolongados de 2009 até hoje e que culminará com a implantação da estrutura física do parque na região” destaca o analista ambiental Thiago Rabelo. “Quando implantada, haverá na área, dentre outras coisas, exposições sobre a biodiversidade e a cultura caiçara, banheiros, espaço para cursos e palestras, trilhas bem sinalizadas e píer de embarque e desembarque na piscina natural, que é o principal atrativo do parque”, conclui Rabelo.
 
 
REGRAS BÁSICAS PARA VISITAS
 
De modo geral, quando da visita a um parque nacional ou estadual há regras básicas a serem seguidas pelos visitantes.
 
Por exemplo, para evitar a compactação do solo, o impedimento da regeneração, incêndios e ameaças à fauna silvestre, não são permitidos: entrada de veículos, churrasco ou produção de fogo, assim como a entrada de animais domésticos.
 
Para reduzir o lixo nos atrativos mais sensíveis, também não é permitida a entrada de isopores/coolers nas trilhas para as cachoeiras e para a piscina natural.