Tartaruga

Mais de 5 mil filhotes de tartaruga serão soltos na natureza em comunidade no AP

7 de junho de 2017

Soltura de quelônios ocorrerá no dia 10 de junho no município de Pracuúba. Projeto do Ibama e prefeitura visa a conservação das tartarugas no local de origem.

 

 

Instituições e moradores locais vão participar da soltura dos animais (Foto: Eliazar Bezerra/Ibama)

Instituições e moradores locais vão participar da soltura dos animais (Foto: Eliazar Bezerra/Ibama)
 
 
 
 
Cerca de 5 mil filhotes de tartarugas da Amazônia serão devolvidos à natureza no dia 10 de junho, em uma comunidade ribeirinha do município de Pracuúba, a 256 quilômetros de Macapá. O local servirá como área de reprodução da espécie, que corre risco de extinção.
 
O evento desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), junto com a prefeitura de Pracuúba, integra a Semana Estadual do Meio Ambiente.
 
De acordo com o superintendente do Ibama no Amapá, Leonardo de Lima Melo, o projeto quer conscientizar a comunidade do município sobre a importância da conservação das tartarugas no local de origem.
 
“Os filhotes de tartarugas serão soltos para que tenham a continuidade da vida em seu habitat. Este é um processo a longo prazo que fazemos anualmente, desde a coleta dos ovos e a criação em cativeiro”, ressaltou.
 
 
 
Leonardo Melo, superintendente do Ibama no Amapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
 
Leonardo Melo, superintendente do Ibama no Amapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
 
 
 
 
As etapas do projeto abrangem proteção, manejo e monitoramento dos sítios de alimentação e desovas, acompanhamento do período de incubação até o nascimento dos filhotes, que posteriormente são devolvidos à natureza.
 
Dirigentes e técnicos de diversas instituições locais e moradores da comunidade participarão da programação de soltura dos filhotes.
 
A programação inicia por volta de 9h, informou o superintendente, onde serão realizadas atividades educativas e esportivas para envolver e sensibilizar os comunitários na temática de conservação de quelônios. A cerimônia de soltura está programada para às 13h, como forma de finalizar o monitoramento sazonal de quelônios.
 
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.