Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

5 de junho de 2017

A batalha pelo desenvolvimento sustentável para tornar o mundo ambientalmente mais estável, justo e saudável, passa necessariamente pelos centros urbanos.

 

 

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2017 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma chance para fazer as pessoas perceberem que são responsáveis pelo planeta Terra e que podem se tornar agentes da mudança. 
 
Todos os anos o Pnuma escolhe um país onde se possa concentrar as celebrações ambientais. A cada ano uma cidade diferente é escolhida como foco principal da celebração. O governo, em cooperação com o Pnuma, determina o tom do evento. Um tema, uma logomarca e um slogan são selecionados para ser o foco de todo o material promocional e informativo das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente ao redor do mundo. O evento tem uma força multimídia que inspira milhares de jornalistas a escrever e comunicar com entusiasmo e crítica sobre o tema.  É um evento de forte apelo emocional e cultural. Documentários, programas especiais, fotos, displays, palestras, seminários, mesas-redondas e simpósios acabam por promover um eficiente trabalho de marketing ecológico que ajuda a aumentar em muito o interesse a cada ano. 
 
 
ORIGEM E HISTÓRIA DA DATA
 
Desde 1972, tem sido celebrado em todas as partes do planeta o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao longo destes 45 anos, a data passou a ter como tema chuva ácida, poluição, aquecimento global, oceanos, água, consumo e cidades verdes. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma das principais datas que as Nações Unidas usam para estimular, em escala mundial, a conscientização sobre o meio ambiente e aumentar a atenção de ações políticas.
 
O interesse do dia é apresentar o caráter humano das questões ambientais; tornar as pessoas capazes de serem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e justo; promover o entendimento de que as comunidades são a base da mudança de atitudes em relação às questões ambientais; e estimular parcerias que assegurem que todas as nações e populações desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.
 
O Dia 5 de junho é também um evento para que as pessoas possam promover atividades variadas como caminhadas, passeios ciclísticos, concertos, competições de redação e desenho nas escolas, plantio de árvores e campanhas de reciclagem e limpeza de rios.
 
 
 
 
 
MÊS DO MEIO AMBIENTE
 
O IMPACTO DOS CENTROS URBANOS
 
O desenvolvimento sustentável é uma batalha que passa necessariamente pelos centros urbanos.
 
 
 
O Brasil também dá uma atenção muito especial à data e chega a fazer de todo em mês de junho uma agenda especial de celebrações. Os governos dos estados, municípios, as escolas, empresas e as comunidades têm se irmanado, organizando palestras, seminários, oficinas e outros tipos de comemorações que vão além do dia 5.
 
E é muito importante que as cidades todas participem desse momento de reflexão. São justamente as cidades que utilizam quantidades enormes de recursos naturais como água, energia, madeira, metal e insumos dos mais diversos. Até a própria alimentação. E também são as cidades que exportam grandes quantidades de dejetos, incluindo domésticos e industriais, e gases ligados ao aquecimento global. 
 
Os impactos dos centros urbanos ultrapassam suas fronteiras físicas, afetando países, regiões e o planeta como um todo. Por isso, os ambientalistas costumavam dizer que a  batalha pelo desenvolvimento sustentável para tornar o mundo ambientalmente mais estável, justo e saudável, passa necessariamente pelos centros urbanos.