Campos Ferruginosos

Parque nacional dos campos ferruginosos

3 de julho de 2017

É o maior parque de cavernas em rochas ferríferas do mundo

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos está localizado nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás e se destina apenas a atividades de educação ambiental, lazer junto à natureza, pesquisa científica e turismo ecológico. É formado por dois platôs ferruginosos: a Serra da Bocaina, também conhecida como “Serra do Rabo”, localizada entre a rodovia PA 160 e o Rio Parauapebas; e a “Serra do Tarzan”, próxima à rodovia 118.

 
No topo das serras, rochas ferríferas expostas há milhares de anos formam uma densa carapaça conhecida como canga ou “savana Metalófila”. Os solos rasos impedem o desenvolvimento de árvores de grande porte. O cenário é de campos rupestres e savanas em meio à floresta tropical, um tipo raro de ecossistema.
 
“A criação do parque é resultado do amadurecimento de um diálogo fundado em bases científicas com o objetivo de buscar equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, diz o diretor substituto de Licenciamento Ambiental do Ibama, Jônatas Trindade.
 
 
 
 
 
O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos terá área de cerca de 79 mil hectares formada por dois platôs ferruginosos: o primeiro denominado “Serra da Bocaina”, também conhecida por “Serra do Rabo”, localizado entre a PA-160 e o Rio Parauapebas.
 
 
 
 
 
 
O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos possui 59 mil hectares de floresta preservada e 377 cavernas de formatos únicos. Licenciamento ambiental exigiu criação do maior parque de cavernas em rochas ferríferas do mundo.
 
 
Segundo Jocy Brandão, chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) do ICMBio, o parque vai dobrar o número de cavernas em Unidades de Conservação do governo federal.
 
"A criação da UC é uma parte desse processo. O esforço do ICMBio agora é de aportar investimentos e recursos humanos. Acredito que a parceria com os empreendimentos que estão lá vai viabilizar essa implementação”, diz o representante do Instituto, responsável pela gestão do parque.