ANA

Ana tem nova diretoria

29 de janeiro de 2018

Agência Nacional de Águas: Christianne Dias Ferreira assumiu como diretora-presidente da instituição.

 

 

 

Da direita para esquerda: Oscar Cordeiro Netto, Marcelo Cruz, Christianne Dias, Sarney Filho, Ney Maranhão e Ricardo Andrade

 

 

A Agência Nacional de Águas (ANA) está sob comando de nova diretoria pelos próximos quatro anos. Na manhã de quinta-feira, dia 25 de janeiro, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, empossou Christianne Dias Ferreira para o cargo, em substituição a Vicente Andreu, cujo período de gestão terminou em 15 de janeiro. "É uma honra servir ao meu país na qualidade de diretora-presidente da Agência Nacional de Águas. Estou consciente dos desafios do setor e pretendo atuar sempre em busca do diálogo democrático permanente com todas as instituições e a sociedade civil, contribuindo para a gestão dos recursos hídricos", declarou Christianne Ferreira.

 
 

 

O ministro Sarney Filho e os novos diretores da ANA: Marcelo Cruz, diretor da Área de Planejamento; Christianne Dias Ferreira, a nova diretora-presidente da instituição; e Oscar Cordeiro Netto, diretor da Área de Regulação. (Foto: Paulo Araújo)
 
 
 
 
Na mesma ocasião, também foram empossados o novo diretor da Área de Planejamento da ANA, Marcelo Cruz, que se despede do cargo de secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e o novo diretor da Área de Regulação da ANA, Oscar Cordeiro Netto, que já foi diretor-presidente da agência, entre 2004 e 2008.
 
 
AGENDA AZUL
 
 
 

 

 

Para o ministro Sarney Filho, a ANA presta um serviço essencial na "agenda azul" do meio ambiente, a agenda da água. "A causa ambiental não tem partido nem ideologia, é a causa das futuras gerações", analisou. Em 2018, a ANA estará à frente do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento mundial sobre o tema, que acontece de 18 a 23 de março em Brasília.
 
 
Diretora-Presidente
 

 

 
Christianne Ferreira atuou como subchefe adjunta e coordenadora de Infraestrutura da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de maio de 2016 até dezembro de 2017. É integrante do Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, entre 2007 e 2016, atuou como assessora jurídica da Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados. Foi indicada ao novo cargo pelo presidente da República, Michel Temer.
 
No meio acadêmico, Ferreira é professora de Direito Privado e professora assistente do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) desde 2010. Mineira de Belo Horizonte, Christianne se graduou em Direito em 2002 na Universidade Católica de Brasília (UCB), se especializou em Processo Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. Nesta mesma instituição, Ferreira cursa atualmente doutorado em Direito e Políticas Públicas.
 
 
 
 
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO
 

 

Marcelo Cruz, que integra o quadro do Banco do Brasil, já exerceu os seguintes cargos: subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério de Minas e Energia; coordenador-geral de Planejamento de Serviços Postais do Ministério das Comunicações; subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diretor de Recursos Logísticos da Casa Civil da Presidência da República, além de secretário-executivo do MMA.
 
Desde maio de 2016 no Meio Ambiente, representou o órgão em diversos colegiados, entre eles o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e Comitê Executivo da Câmara de Políticas de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
 
 
 
DIRETORIA DE REGULAÇÃO
 

 

Oscar de Moraes Cordeiro Netto foi diretor da Agência entre 2004 e 2008. Antes disso, entre 2002 e 2003 exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e atuou como membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. No colegiado, o engenheiro civil carioca atuou como presidente da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos de 2002 a 2004. 
 
Netto é professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) desde 1996, onde também se graduou como engenheiro civil em 1978.