PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE

Parque Estadual da Lapa Grande protege patrimônio natural e arqueológico formado por 35 grutas na região de Montes Claros

29 de janeiro de 2018

      Reserva florestal, mananciais, 35 belíssimas grutas, Lapa Grande é um patrimônio natural e arqueológico hoje sob proteção integral do governo de Minas Gerais           O decreto número 44.204, assinado pelo então governador Aécio Neves, publicado dia 10 de janeiro de 2006, criou mais uma Unidade de Conservação de… Ver artigo

 

 

 

Reserva florestal, mananciais, 35 belíssimas grutas, Lapa Grande é um patrimônio natural e arqueológico hoje sob proteção integral do governo de Minas Gerais
 
 
 
 
 
O decreto número 44.204, assinado pelo então governador Aécio Neves, publicado dia 10 de janeiro de 2006, criou mais uma Unidade de Conservação de Minas Gerais. Com área estimada em sete  mil hectares, o parque está inserido na região de ocorrência de Cerrado, ecossistema predominante em Minas Gerais. "A definição exata da dimensão do parque foi obtida após o georreferenciamento da área, trabalho que executado pelo IEF.
 
 
 

 
O parque da Lapa Grande abriga mananciais responsáveis pelo abastecimento de água de Montes Claros.
 
 
 
 
 
A administração do novo Parque foi realizada em conjunto com a Copasa-MG, como já ocorre no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. É que ambos os parques abrigam mananciais responsáveis pelo abastecimento de água da comunidade onde estão inseridos. Do Parque da Lapa Grande, da população de Montes Claros, e da Serra do Rola Moça, da região do Barreiro, em Belo Horizonte.
 

 

 

 

O Parque Estadual da Lapa Grande tem a finalidade de proteger e conservar o complexo de grutas e os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros – MG.
 
 
 
 
 
Para o ex-secretário de Meio Ambiente de MG, José Carlos Carvalho, o parque está inserido na categoria de unidades de conservação de proteção integral, estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Além da preservação do patrimônio histórico e natural, o Parque Estadual da Lapa Grande significa um forte incremento no setor de turismo, gerando empregos e renda para a comunidade da região norte de Minas.
 
O Parque Estadual da Lapa Grande está aberto à visitação, da mesma forma que estão outros parques estaduais como o do Rio Preto, em Diamantina;  o de Ibitipoca, na Zona da Mata; da Serra do Brigadeiro e de Nova Baden, ambos no Sul do Estado; da Serra do Rola-Moça; do Itacolomi, em Ouro Preto; e do Rio Doce, no Vale do Aço.
 
 

 

 
 
 
Histórico
 
O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado através do decreto nº 44.204.46 de 10 de janeiro de 2006, com o objetivo de proteger os mananciais de grutas e conservar as riquezas naturais ali presentes.
 
Antes do Parque se tornar uma área de preservação, existiam naquela região várias fazendas agropecuárias e alguns carvoeiros.
 
O acervo histórico do parque está representado principalmente em fazendas históricas como a Lapa Grande e Quebradas. A Lapa Grande se destacada, pois já nos primórdios da história de Montes Claros era local de exploração de salitre, enquanto nas Quebradas, com a implantação da linha férrea, o trânsito de cargas de mantimentos para as cidades próximas se fez por essa fazenda, através da chamada estrada cavaleira, existente até hoje. Fatos esses que contribuíram para o desenvolvimento do município.
 
Além da visita do presidente Juscelino Kubitschek, que deixou sua homenagem gravada no Parque. 
 
 
Como chegar
 
Saindo de Belo Horizonte:
 
– Pegue a Av. Afonso Pena, Av. do Contorno, MG-050, Av. Pres. Juscelino Kubitschek e Av. Vereador Cicero Idelfonso até BR-040/BR-135
20 min (9,9 km)
 
– Siga a BR-135 até R. Alagoas em Montes Claros
4 h 51 min (413 km)
 
– Pegue a R. Nossa Sra. da Consolação e R. Amazonas até Av. Ovídio de Abreu em Centro
6 min (2,6 km)
 
A partir de Montes Claros, instruções via Google Maps:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1-Fj7EtGdbv9EY7KFz7V3bbuLyiw
 
 
Onde ficar
 
O Parque Estadual da Lapa Grande não possui local de estadia, porém fica situado próximo ao perímetro urbano da cidade de Montes Claros que possui ampla estrutura para receber seus visitantes.