Natureza

Música cita espécies brasileiras e retoma tradição de canções populares inspiradas na natureza

10 de março de 2018

O poema escrito pelo biólogo Luciano Lima ganhou adaptações do jornalista Zé Edu, que transformou a obra na canção Pele de Bicho; aves, mamíferos e répteis compõem a letra.

 

 

Música "Pele de Bicho" tem inspiração nas diveridade da fauna e flora brasileiras (Foto: Luciano Lima/TG)

Música "Pele de Bicho" tem inspiração nas diveridade da fauna e flora brasileiras (Foto: Luciano Lima/TG)
 
 
 
 
Para os observadores e admiradores da natureza, as cores e os sons das matas são verdadeiras fontes de inspiração.
 
Os passos discretos do jaguarundi, mamífero carnívoro conhecido também como gato-mourisco, e o canto do sabiá, por exemplo, são características de duas das 11 espécies brasileiras citadas na música Pele de Bicho, composta inicialmente como um poema pelo biólogo Luciano Lima. “Escrevi o poema de forma despretensiosa. Me inspirei na natureza e nas características únicas de cada animal, mas nunca imaginei que disso nasceria uma música”.
 
Aves, répteis e mamíferos são representados por 10 animais citados na canção, que também trata do perfume marcante do araçá, espécie da flora brasileira encontrada desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. “Hoje em dia é difícil encontrar compositores que falem da fauna brasileira, mas esta sempre foi uma tradição no Brasil”, conta Zé Edu Camargo, jornalista responsável por adaptar o poema à versão musicada. “Grandes compositores, como Tom Jobim e Chico Buarque introduziram a natureza em várias obras. O que quisemos foi retomar um pouco esse caminho, mas de um modo contemporâneo”.
 
 
 
Sabiás e beija-flores são algumas das aves citadas na música (Foto: Zé Edu Camargo/Dicas da Gente)
 
Sabiás e beija-flores são algumas das aves citadas na música (Foto: Zé Edu Camargo/Dicas da Gente)
 
 
 
 
Obras famosas como Assum-preto, de Luiz Gonzaga, e Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, também serviram de inspiração para a canção romântica. “Essa música é a continuação da tradição brasileira. Assum-preto, por exemplo, é uma bela canção de amor, assim como a obra de Gonçalves Dias, que usava um sabiá para falar de saudade. Mesmo a primeira obra escrita sobre a nossa terra, a carta de Pero Vaz, já fazia referência às espécies brasileiras”, explica Zé Edu, que está na produção de um álbum voltado às aves brasileiras. “O álbum vai se chamar Avoantes e nele, cerca de 10 ou 12 músicas tratarão de uma ou mais aves. Além das espécies, os ritmos também variam, mas todos têm um pé nas tradições da nossa música popular”.
 
A música Pele de Bicho, interpretada por Sonekka Osmar Lazarini, que também é responsável pela melodia, faz parte do novo álbum do jornalista e compositor Zé Edu.
 
A canção será apresentada no Festival de Música de Paraty no próximo sábado (10/03), às 22H, no Estacionamento da Praça da Matriz em Paraty (RJ).
 
 
 
Uiraçu é conhecido também como gavião-real (Foto: Zé Edu Camargo/Dicas da Gente)
 
Uiraçu é conhecido também como gavião-real (Foto: Zé Edu Camargo/Dicas da Gente)