8º Fórum Mundial da Água
Fórum Mundial da Água encerra atividades nesta sexta; veja programação
23 de março de 2018Mais de 85 mil visitantes participaram dos cinco dias de atividades. Encerramento vai mostrar principais resultados do encontro.
Estande do Senegal, país que vai sediar 9ª edição do fórum (Foto: Sergio Amaral/8º FMA)
Nesta sexta-feira (23), último dia de atividades da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, em Brasília, os organizadores do evento vão apresentar as principais decisões e acordos firmados durante a semana. Ao todo, foram cinco dias de debates sobre recursos hídricos. O encontro é considerado o maior do mundo sobre o tema.
Até esta quinta (22), quatro declarações tinham sido assinadas durante o evento. A previsão é de que mais dois documentos – sobre sustentabilidade e compromissos parlamentares – sejam assinados até o fim da programação.
Na cerimônia de encerramento, às 9h, o Palácio do Buriti e o Conselho Mundial da Água – organizador do fórum – também vão "passar o bastão" para a delegação do Senegal. O país da África Ocidental será a próxima nação a sediar o encontro. O 9º Fórum Mundial da Água está marcado para 2021, na cidade de Dacar.
Às 11h, a relatora especial das Nações Unidas sobre água e saneamento, Catarina de Albuquerque, vai falar sobre as recomendações da organização para que se alcance o objetivo da água como direito universal.
A proposta é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prevê alcançar o "acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos" até 2030.
Estande do Brasil no Fórum Mundial da Água (Foto: Marília Marques/G1)
Versão brasileira
Realizado a cada três anos em um país diferente, o Fórum Mundial da Água estreou em 1997 em Marrakesh, no Marrocos. Antes de aterrisar no Brasil, a última tinha sido em 2015 em Daegu, na Coreia do Sul. A edição brasileira foi no Hemisfério Sul.
O ineditismo se deu também com a participação do Poder Judiciário nas discussões. Até então, somente o Executivo e o Legislativo debatiam o tema.
Espaço na Vila Cidadã (Foto: Sergio Amaral/8º FMA)
Vila Cidadã
Apesar do fim dos debates, os espaços da Feira e da Vila Cidadã, no Estádio Mané Garrincha, continuam funcionando durante esta sexta (23). Os visitantes poderão frequentar e interagir com as atrações do espaço das 9h às 21h.
Durante a semana, o espaço ofereceu uma ampla agenda de atividades para escolas de todo o Distrito Federal, além de crianças, jovens e famílias que se participaram das atividades interativas. A Vila Cidadã também foi palco de importantes debates sobre crise hídrica, saneamento e gestão participativa de águas.
Água em fonte da Torre de Tv, em Brasília (Foto: Jorge Cardoso/8º FMA)
Fórum Mundial da Água
O encontro deste ano traz o tema "Compartilhando Água". O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.
Em Brasília, o 8ª Fórum Mundial da Água reúne representantes de 175 países, entre cientistas, governantes, parlamentares, juízes, pesquisadores e demais cidadãos. A programação segue até sexta-feira (23).