Mutirão de plantio para restabelecer a vida na chapada
2 de março de 2018Voluntários plantam sementes nativas são plantadas na Chapada dos Veadeiros
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um dos mais importantes do Brasil, foi devastado no final do ano passado por um incêndio criminoso. A queimada florestal destruiu 64 mil hectares, correspondendo a 26% de sua área total. “As sementes de espécies nativas são fundamentais para os processos ecológicos responsáveis pela regeneração natural de ecossistemas degradados na Chapada dos Veadeiros”, argumenta o chefe do Parque, Fernando Tatagiba. A restauração ambiental do Parque e entorno é realizada em parceria com a Associação dos Coletores de Semente Cerrado de Pé, da Embrapa, além de servidores, colaboradores e voluntários.
O incêndio que atingiu no ano passado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi criminoso, de acordo com ICMBio, que gerencia a reserva. As suspeitas da população local são de que o incêndio foi iniciado por fazendeiros da região, em represália à recente ampliação da área do parque.
MUTIRÃO PELA VIDA
Servidores, colaboradores e voluntários do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros iniciaram, dia 7 de fevereiro, de um mutirão de restauração ambiental no entorno de uma nascente do Parque Nacional. Sob a supervisão do ICMBio, eles plantaram sementes nativas coletadas por membros da Associação dos Coletores de Semente Cerrado de Pé e mudas doadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A Embrapa doou, no mês passado, aproximadamente 160 mudas e cinco quilos de sementes de quatro espécies nativas do Cerrado (copaíba, ipê-roxo, jacarandá-caroba, gonçalo-alves e aroeira) para colaborar com a restauração ecológica do Parque e do entorno.
Servidores, colaboradores e voluntários do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros do ICMBio participam ativamente da recuperação florestal da Unidade de Conservação. O plantio é de espécies nativas do Cerrado como copaíba, ipê-roxo, jacarandá-caroba, gonçalo-alves e aroeira.
MOBILIZAÇÃO PELO PARQUE