Baleia
Biólogos tentam desencalhar baleia de 10 toneladas no litoral da Argentina
10 de abril de 2018Baleia jubarte está encalhada desde sábado (7) no balneário de Punta Mogotes, a 400 km de Buenos
Baleia Jubarte encalha na argentina. Baleia pesa em torno de 10 tonelada e deve ter 4 anos (Foto: Telám)
Autoridades ambientais e forças de segurança da Argentina trabalham nesta segunda-feira (9) para tentar resgatar uma baleia de quase dez toneladas que permanece encalhada desde a tarde de sábado (7) em uma praia da província de Buenos Aires.
A balheia encalhou no balneário de Punta Mogotes, na cidade de Mar del Plata, a 400 quilômetros ao sul da capital argentina.
Trata-se de uma baleia jubarte de aproximadamente dez metros de comprimento e, segundo estimam os especialistas, deve ter entre três e quatro anos.
"Estamos tentando reintroduzi-la novamente ao mar. É a quarta ou quinta vez que vamos tentar: o animal foi introduzido algumas vezes, mas voltou a encalhar", afirmou Alejandro Saubidet, biólogo do aquário de Mar del Plata que participa da operação iniciada há quase dois dias.
A baleia "seguramente tem alguma patologia associada" que faz com que queira sair da água apesar de ser reintroduzida no mar, continuou o biólogo.
Saubidet apontou que trata-se da terceira baleia que fica encalhada na costa da província nos últimos três meses.
Neste momento, a equipe da Fauna Silvestre, membros da Prefeitura Naval e Defesa Civil e moradores tentam devolver a baleia ao mar.
"Tem um comprimento de 10 metros e pesa cerca de 10 toneladas. É bastante difícil todas as manobras para reintroduzi-la", apontou o biólogo, que espera que conseguir devolver a baleia de novo ao mar ao longo desta segunda-feira (9).