TEMPORADA DAS QUEIMADAS

Alerta geral contra incêndios florestais

4 de junho de 2018

Cerrado e Amazônia são os ecossistemas que mais sofrem com as queimadas

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA COMUNIDADE

O Cerrado brasileiro sofre todos os anos com os incêndios florestais. Só no Cerrado em volta do Distrito Federal são mais de três mil focos de incêndio a cada ano. São mais de 40 casos por dia. Todos os anos o Corpo de Bombeiro do DF monta uma operação especial chamada Verde Vivo, que conta com cerca de 500 homens e equipamentos variados: helicópteros e carros especiais para todas emergências. O Corpo de Bombeiros, nessa época, manda sempre o mesmo recado: acender fogueiras e soltar balões são práticas de risco. A queima de lixo e cigarros acesos também representam enorme perigo".
 
Em 2005, no mês de setembro, um incêndio destruiu 7% da vegetação do Jardim Botânico de Brasília. A verdade é que produtores rurais e até moradores urbanos insistem em queimar lixo em suas propriedades. E aí que mora o perigo. 
 
Técnicos explicam que o governo e as brigadas de voluntários estão sempre atentos, mas a população não coopera. "É preciso conscientizar a comunidade e mostrar como é perigoso queimar lixo em áreas próximas ao Jardim Botânico. É incrível como ainda hoje jogam toco de cigarro pela janela do carro. Qualquer fogo pode ter consequências desastrosas.
 
 
193: EMERGÊNCIA
 
Técnicos do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) no DF, explicam que o Parque Nacional de Brasília tem 44 mil hectares. A cada ano o plano operacional para prevenir as queimadas e combater qualquer incêndio com muita rapidez. 
 
Os funcionários do parque são treinados e recebem instruções sobre como agir em casos de emergência. O importante é que a população precisa fazer a sua parte para evitar os incêndios.
 
 
OS NÚMEROS DAS QUEIMADAS NO BRASIL
 
— 300 mil queimadas ocorrem por ano no Brasil;
— 85% das queimadas ocorrem na Amazônia Legal (Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Amapá, Pará, parte do Maranhão, do Mato Grosso e do Tocantins);
— 90% ocorrem em áreas desmatadas;
— Os estados que mais fizeram queimadas nos últimos anos foram Mato Grosso (38% do total), Pará (27%), Maranhão (10%) e Tocantins (7%).
 
 
Descontrole do fogo nas práticas agrícolas
 
O descontrole do fogo com a prática das queimadas na agricultura cria um desequilíbrio ambiental, perda de fertilidade do solo, poluição, destruição das redes de eletricidade, de cercas e muitos acidentes rodoviários e até aéreos, quando a fumaça atinge regiões próximas a aeroportos. Em toda estação seca, quando acontecem os incêndios florestais, há grandes prejuízos para o Brasil.
 
 
IMPACTO AMBIENTAL 
 
A preocupação das comunidades científica e ambientalista
Os governos federal e estaduais promovem intensa campanha de controle do uso do fogo na agricultura. Uma das metas da campanha é justamente levar aos agricultores, por intermédio da Embrapa, tecnologias alternativas para reduzir a prática da queimada no manejo da terra e garantir a produtividade. A verdade é que o uso das queimadas pelos agricultores é antigo e tem como finalidade a limpeza das áreas, a queima de resíduos para eliminar pragas e doenças, a renovação de pastagens, a queima de dejetos de serrarias e de lixo urbano ou ainda como técnica de caça. 
 
Acontece que o impacto ambiental das queimadas preocupa a comunidade científica, preocupa os ambientalistas e a sociedade em geral, principalmente quando gera incêndios florestais devastadores. Segundo os cientistas, o fogo afeta diretamente os processos físico-químicos e biológicos dos solos, deteriora a qualidade do ar, reduz a biodiversidade e prejudica a saúde humana. Isso sem falar na alteração da composição química da atmosfera, com o aumento do efeito estufa, e a maior penetração da radiação ultravioleta, com a destruição da camada de ozônio. E mais: ao escapar do controle, o fogo atinge tanto o patrimônio público quanto o privado, como florestas, cercas, linhas de transmissão e de telefonia e construções.
 
 
 
As chamas e labaredas avançam deixando a flora e fauna do Cerrado um rastro de morte.
 
 
 
ONDE É PROIBIDO USAR FOGO
 
1) Nas florestas e demais formas de vegetação;
2) Para queima pura e simples de aparas de madeira, resíduos florestais e material lenhoso;
3) Também não se pode usar fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia elétrica;
4) Cem metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica;
5) Vinte e cinco metros ao redor da área de domínio de estações de telecomunicações;
6) 50 metros a partir do aceiro existente nas Unidades de Conservação;
7) 15 metros de cada lado das rodovias estaduais e federais e das ferrovias, medidos a partir da faixa de domínio;
8) Em área definida pela circunferência de raio igual a 11 mil metros, tendo como referência o centro geométrico da pista de pouso dos aeroportos.
 
 
 
 
 
PARA ENTENDER MELHOR
 
 
E o que é o fogo?
 
O fogo é um fenômeno natural. É o desenvolvimento simultâneo de calor e luz, produzido pela combustão de certos corpos. Toda a biomassa da floresta consiste de acúmulo de energia produzida pela fotossíntese. O dióxido de carbono, a água e a energia solar combinam-se para produzir celulose e outros carboidratos. Esse material é armazenado em todas as plantas verdes. O fogo reverte rapidamente esse processo, liberando a energia armazenada. É fácil visualizar essa relação básica ao se comparar as fórmulas da fotossíntese:
CO2 + H2 O + ENERGIA SOLAR – (C6 H10 O5) + O
e a combustão:
(C6 H10 O5)N + O + IGNIÇÃO – CO2 + H2 O + CALOR
Pode-se observar que as fórmulas são quase idênticas, mas em direções opostas.
 
 
O que é queimada?
 
Queimada é prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura. A queimada deve ser regida pela aplicação controlada do fogo à vegetação natural ou plantada, sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo mantenha confinada a área, dentro de uma intensidade de calor e uma velocidade de propagação compatíveis com os objetivos do manejo. A queima deve ser autorizada pelo Ibama ou pelo órgão estadual competente.
 
 
O que é incêndio florestal?
 
É o fogo sem controle que incida sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem quanto por uma causa natural.
 
 
 
 
 
 
Quem pode ajudar na prevenção dos incêndios florestais?
 
O fogo descontrolado numa fazenda queima cercas, queima paiol, queima a pastagem fora de época e  consome pomares. Além das diversas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, a grande ajuda deve vir da sociedade, especialmente da área rural. Vem do esforço consciente do proprietário rural no uso do fogo, preocupado com seus vizinhos e com seu patrimônio.
 
 
E como fazer isso? 
 
Primeiro, tomando as precauções necessárias. Segundo, mobilizando os vizinhos para que todos compartilhem desse esforço nos dias de queimada, fazendo um mutirão para evitar que o fogo gere muita perda. Cada propriedade rural, dependendo do tamanho, perde 10% de sua renda com prejuízo resultante do fogo que foge ao controle. O fogo queima as cercas, queima o paiol, queima a pastagem fora de época, consome pomares. Isso  tudo pode ser alterado se o produtor estiver atento para eliminar o fogo que vem do vizinho com medidas de precaução.
 
 
COMO FAZER A QUEIMA CONTROLADA
 
O interessado na obtenção de autorização para a queima controlada deverá:
1) Definir as técnicas, os equipamentos e a mão-de-obra a serem utilizados;
2) Fazer o reconhecimento da área e avaliar o material a ser queimado;
3) Promover o enleiramento dos resíduos de vegetação, de forma a limitar a ação do fogo;
4) Preparar aceiros de no mínimo três metros de largura, ampliando essa faixa quando as condições climáticas, ambientais e topográficas assim o permitirem;
5) Providenciar pessoal treinado pra atuar no local da operação, com equipamentos apropriados;
6) Comunicar formalmente aos vizinhos a intenção de realizar a queimada controlada;
7) Prever a realização da queima em dia e horário apropriados, evitando-se os períodos de temperatura mais elevada;
8) Providenciar o oportuno acompanhamento de toda a operação de queima, para adotar, se necessário e a tempo, medidas de contenção do fogo.
 
 
 
Mais informações: 
Inmet – (61) 3344-7743
www.inmet.gov.br
EMERGÊNCIA – Corpo de Bombeiros é 193.