Tucano

Um tucano passou por aqui: internautas registram interação com tucanuçus

9 de julho de 2018

Comum em grande parte do território brasileiro, a ave aparece em áreas urbanas atrás de alimento.

 

 

Aves aparecem em centros urbanos atrás de alimento e são recepcionadas por "amigos" da natureza (Foto: Giulia Bucheroni/TG)

Aves aparecem em centros urbanos atrás de alimento e são recepcionadas por "amigos" da natureza (Foto: Giulia Bucheroni/TG)
 
 
 
O desmatamento e a degradação do meio ambiente obrigam os animais a migrarem para áreas urbanas atrás de alimento. A prática não condiz com os hábitos da fauna silvestre, mas muitas pessoas se mobilizam para ajudar as espécies nessa adaptação. São dessas relações que surgem boas histórias de carinho, amizade, respeito e preservação da natureza.
 
Ao longo dos 20 anos de programa o Terra da Gente já contou muitas dessas histórias com as mais diversas espécies. Urutau, beija-flores, urubu e teiú encantaram os observadores e “amigos” da natureza, mas uma em especial ganha destaque entre os internautas: os tucanos.
 
 
 
O bico laranja se destaca em meio às penas pretas (Foto: Rodrigo Sargaço/ TG)
 
O bico laranja se destaca em meio às penas pretas (Foto: Rodrigo Sargaço/ TG)
 
 
 
Inquietos e de aparência muito curiosa, os tucanuçus desfilam as penas pretas e o bico laranja pelas matas de galeria, Cerrado, capões e campos de grande parte do território brasileiro.
 
Porém, mesmo livres na natureza, não deixam de frequentar os jardins, os quintais e as varandas de casas e apartamentos localizados em áreas urbanas. A “visita” geralmente se dá pela busca de alimento, que muitas vezes é encontrado em árvores frutíferas.
 
Figueiras, palmeiras e árvores de pomar, como goiabeira, abacateiro e bananeira, atraem as aves, que procuram frutos grandes e carnudos, ricos em gorduras e proteínas. Insetos e artrópodes também fazem parte da dieta dos tucanuçus.
 
 
A FAMÍLIA CRESCEU
 
Apelidados de Tuca e Tuco, um casal de tucanos frequenta diariamente a varanda da família Santos. A interação começou pelas aves, que batiam no vidro em busca de alimento.
 
Vanda Santos e o marido pesquisaram sobre a alimentação da espécie e logo abriram um “restaurante para tucanos”. Banana, mamão, pêssego, manga e goiaba são oferecidos às aves, que visitam o apartamento em Campinas (SP) duas vezes por dia.
 
Todo o carinho aproximou a família do casal de tucanuçus, que passou a levar o filhote para o banquete.
 
 
AMIGOS DOS TUCANOS
 
No sítio da avó em Estiva Gerbi (SP), Maria Luiza, de quatro anos, e Ryan, 12, brincam com um amigo “diferente”.
 
Também apelidado de Tuca, o tucanuçu interage com os integrantes da família Gomes, se alimenta dos frutos do sítio e não deixa de ganhar um cafuné.

 

MASCOTE DO CONDOMÍNIO
 
Não precisa de muito para conhecer a Juju. Famosa em um condomínio da cidade de Campinas (SP), o tucanuçu fêmea foi resgatado por moradores depois de cair do ninho e, já recuperado, devolvido à natureza.
 
Mesmo livre, Juju não deixa de frequentar as casas dos condôminos, tomar banho nas piscinas e brincar com os gatos, além de jogar tênis e futebol na quadra poliesportiva.
 
Considerada mascote do condomínio, a ave retribui o cuidado que recebeu visitando várias casas e interagindo com os moradores.
 
 
 
Apelidada de Juju, a ave é considerada mascote do condomínio (Foto: Giulia Bucheroni/TG)
 
Apelidada de Juju, a ave é considerada mascote do condomínio (Foto: Giulia Bucheroni/TG)
 
 
 
TUCANO VAIDOSO?
 
Em meio a um bairro movimentado de Campinas (SP) um tucanuçu foi flagrado brigando com a própria imagem refletida em um vidro espelhado.
 
A proximidade com a ave incentivou Carlos de Moraes a registrá-la e mostrá-la aos filhos Arthur e Natália, que logo quiseram brincar e interagir com o bichinho.

 

 

A ave entende o reflexo como outro indivíduo  (Foto: Carlos Moraes/VC no TG)

A ave entende o reflexo como outro indivíduo (Foto: Carlos Moraes/VC no TG)