Incêndios

Mobilização contra Incêndios florestais

3 de julho de 2018

Brigadistas do Ibama realizam treinamento na Chapada dos Veadeiros

 

 

 

Seis unidades da federação já estão se preparando para a temporada das queimadas. O Ibama realizou nesta semana em Cavalcante (GO), na Chapada dos Veadeiros, a I Mobilização Nacional de Brigadas de Incêndios Florestais, cinco dias de atividades para aprimoramento, avaliação e integração das Brigadas de Pronto Emprego do Distrito Federal e de outros cinco estados: Ceará, Rio de Janeiro, Mato Groso, Rondônia e Tocantins.

 

 

A iniciativa reuniu 130 brigadistas e servidores do Ibama em uma simulação de incêndio realizada com apoio da Defesa Civil Nacional e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Na ocasião, foram realizados o nivelamento de procedimentos entre as brigadas, um curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) – ferramenta gerencial que organiza e integra esforços de resposta a incidentes – e atividades de Educação Ambiental com escolas e comunidades de Cavalcante e de Teresina de Goiás.

Dois especialistas que participaram da VIII Movilizácion de Bomberos Forestales, evento semelhante realizado em 2017 na Colômbia, vieram ao país para apoiar a organização das atividades.
 
Segundo o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, Gabriel Zacharias, a mobilização de brigadas segue uma tendência internacional de aprimoramento para resposta a grandes incêndios florestais. “Nossas brigadas especializadas de pronto emprego participam de operações de combate em várias partes do país. Nesta semana eles tiveram oportunidade de trocar experiências, receber novos treinamentos e uniformizar procedimentos”, disse o chefe do Prevfogo.
 

 

 

As Brigadas de Pronto Emprego estão preparadas para atender chamados de combate a incêndios florestais em qualquer região do país em menos de 24 horas. Os 1.565 brigadistas contratados pelo Prevfogo em 2018 estão distribuídos em 78 brigadas: 50% são indígenas.

O Programa Brigadas Federais protege diretamente cerca de 21,5 milhões de hectares em Terras Indígenas, 2,8 milhões de hectares em projetos de assentamento e 267 mil hectares em territórios quilombolas.
 
 
BRIGADISTAS INDÍGENAS
 
Em abril e maio, indígenas do Parque Nacional do Xingu receberam treinamento do Prevfogo em Barra do Garças (MT) para combate a incêndios florestais. Os participantes aprenderam como agir diante do fogo, como classificar os tipos de incêndio, meios de combate, manuseio de equipamentos e noções de primeiros-socorros.
 
Após as provas de aptidão física e de habilidade com as ferramentas de combate, 62 indígenas foram contratados para trabalhar como brigadistas.
 
O Ibama criou o Programa Brigadas Indígenas Federais em 2012. Desde então, realiza capacitação todos os anos. Os alunos que se destacam no treinamento são contratados por seis meses para combater incêndios florestais