Tambaba

Tambaba: jogo do ganha-ganha

3 de julho de 2018

Tambaba: Área de Interesse Turístico e Ambiental de Naturismo

 

 

Governador Ricardo Coutinho assina o decreto que cria a Área de Interesse Turístico e Ambiental de Naturismo.

 

 
Foram quase dez anos de questionamento em torno de um complexo turístico de grande porte projetado para a Área de Proteção Ambiental de Tambaba, que ocupa 11 mil hectares distribuídos entre os municípios de Alhandra, Pitimbu e Conde. De um lado os proprietários da área de 186 hectares adjacentes à praia naturista de Tambaba e os praticantes do naturismo residentes na Paraíba, representados pela Sociedade Naturista de Tambaba.
 
 
 
 
 
Tambaba é a praia mais encantadora da Paraíba. Além da paisagem litorânea, ela abriga importante nicho de Mata Atlântica em avançado processo de recuperação, em face do desmatamento ocorrido na década de 80 do século passado. A natureza deu a resposta com a força da regeneração e entusiasma qualquer turista que percorre as trilhas no interior da mata, em grupos organizados por Rosana Diniz.
 
A campanha publicitária que o grupo empreendedor começou a divulgar assustou todo mundo. Aquele paraíso poderia se transformar em alamedas asfaltadas e a vegetação nativa viraria pó e seria substituída por espécies do paisagismo convencional.
 
 
SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DA PAISAGEM
 
 
 
 
Inteligentemente, o secretário de Turismo do Estado Ivan Burity reconheceu que as reivindicações dos naturistas eram legítimas e foi além. Ele verificou que a galinha dos ovos de ouro deveria ser protegida. Restam poucas praias no Nordeste com reservas naturais que potencializem um turismo mais sofisticado com sustentabilidade e preservação da paisagem natural. Através da mediação dele, os empresários fizeram a doação da área que corresponde à mata para a Federação Brasileira de Naturismo.
 
Ivan Burity contou com o apoio irrestrito do governador Ricardo Coutinho, que nos informou: “São duas ações que coexistem nos campos ambiental e turístico.  A decretação e delimitação da Área de Interesse Turístico e Ambiental de Naturismo pretende inserir Tambaba entre os poderosos destinos da prática do naturismo em todo o mundo além de garantir a devida sustentabilidade àquela região.”
 
 
ÁREA TURÍSTICA E AMBIENTAL
 
 
 
 
O decreto cria o conselho da Área de Interesse Turístico e Ambiental de Naturismo formado pelo Secretário de Turismo do Estado, a Sudema – agência ambiental estadual –, a Polícia Ambiental, no âmbito municipal, o Secretário de Planejamento, Secretário de Turismo de Conde e a Guarda Municipal e a sociedade civil representada pela Federação Brasileira de Naturismo, a Sociedade Naturista de Tambaba e os comerciantes instalado no ambiente da área de naturismo. 
 
O conselho tem por definição legal a responsabilidade de instituir normas e regras na praia que sejam idênticas às que são praticadas pelos centros de naturismo do mundo inteiro. O conselho é na prática uma entidade gestora para disciplinar as atividades ali praticadas e eleva Tambaba a uma condição institucional compatível com as práticas do naturismo internacional. A institucionalização dessa área de naturismo insere Tambaba em nichos do mercado internacional nunca praticados na Paraíba.
 
 
CENTRO DE NATURISMO
 
 
 
 
 
Com a regulamentação governamental, a Paraíba terá o primeiro centro de naturismo institucionalizado do Hemisfério Sul. O governo está de olho nos 73 milhões de naturistas que circulam pelo planeta em busca de ambientes naturais inseridos em paisagens de tirar o fôlego, como as de Tambaba. Essa equação resultou em vitórias para todos. O programa empresarial prevê a construção de três condomínios residenciais, oito hotéis e pousadas naturistas. A praia que não tinha instalações para acolher os naturistas do mundo inteiro que passam por lá, passarão a ter.
 
O presidente da Federação Brasileira de Naturismo Pedro de Assis Ribeiro já pensa em construir a sede da instituição no terreno doado pelos empresários paraibanos. Se o momento é de lutar pela sustentabilidade, este é o jogo do ganha ganha.