Ibama
Criatórios de animais fiscalizados e fechados
7 de novembro de 2018Dos 55 criadouros de animais fiscalizados pelo Ibama, 33 foram fechados por irregularidades.
Agentes do Ibama apreenderam 315 pássaros que seriam traficados em 9 municípios no norte de Minas Gerais. Foram fiscalizados 55 criadouros de animais silvestres, dos quais 33 tiveram licenças ambientais suspensas. A operação teve apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Pirapora, da Polícia Militar, da Marinha do Brasil e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais. Os agentes também apreenderam 4 jabutis, 2 papagaios e 3 periquitos-do-encontro-amarelo, além de 14 anilhas fraudadas. Foram aplicados 40 autos de infração, que totalizam R$768,5 mil.
Foram aplicados 40 autos de infração, que totalizam R$768,5 mil. Além dos animais, foram recolhidas até anilhas fraudadas.
A ação de fiscalização teve como alvo criadouros cadastrados no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) do Ibama que apresentaram irregularidades. Os agentes identificaram anilhas falsificadas ou adulteradas, aves sem anilhas e animais em condição de maus-tratos. Também foi constatada a entrega de 121 declarações falsas de nascimento de animais ao SisPass, quando o infrator declara o nascimento de um filhote no criadouro, mas o animal foi retirado de seu habitat por traficantes. Entre os pássaros apreendidos havia espécies ameaçadas de extinção, como o curió (Sporophila angolensis) e o bicudo (Sporophila maximiliani). Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em