Incêndios Florestais

Especialistas internacionais se reúnem em Campo Grande-MS

29 de abril de 2019

A Conferência internacional vai acontecer no Brasil pela primeira vez de 28 de outubro a primeiro de novembro

 

 

 

O Brasil vai receber profissionais de vários países para a VII Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire. O Encontro será em outubro (de 28 a 1 de novembro) e acontecerá em Campo Grande (MS). O objetivo do evento é a troca de conhecimentos entre profissionais ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais. Participam tomadores de decisão, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas. Entre as atividades da Conferência estão o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades, recursos e ecossistemas em diversas regiões do mundo. O ICMBio é uma das organizadoras do encontro, e essa é a primeira vez que a conferência será realizada no Brasil.

A Conferência promove cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a Estratégia Global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo. O evento também abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.
 
 
 
 
 
 
TEMAS PARA WILDFIRE
 
O encontro terá como temas o Papel /Contribuição da Sociedade Civil no Manejo Integrado do Fogo (MIF); Conceitos do MIF para a Promoção e Estabilização de Ecossistema Resilientes; Contribuição do MIF para a Mitigação de Impactos Secundários; Avanços Tecnológicos na Prevenção e no Combate aos Incêndios Florestais e MIF como elemento chave de Políticas de Gestão de Incêndios Florestais.
 
A Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais ocorreu pela primeira vez em 1989. O objetivo geral de todas as conferências é facilitar a troca de conhecimento e de experiências sobre incêndios florestais relacionadas com políticas públicas, pesquisa, manejo do fogo, além de promover um fórum internacional para fortalecer as habilidades individuais das nações na redução dos impactos dos incêndios florestais sobre a vida humana e o meio ambiente.
 
 
GOVERNO ABRE VAGA PARA BRIGADISTAS
 
Editais para contratação de 1.169 brigadistas estão abertos para contratos que variam de 6 meses a dois anos.
 
 
 
 
Como parte da preparação para a temporada de incêndios florestais, o ICMBio lança 98 editais para a contratação de brigadistas. Ao todo serão 1.169 brigadistas em 88 unidades De conservação em contratos que variam entre 6 meses a dois anos. Para a contratação dos brigadistas, o ICMBio está destinando R$ 18 milhões, fora o que já foi investido na aquisição de equipamentos de proteção individual (bombas costais, motobombas, mangueiras e turbossopros).
 
Os candidatos serão selecionados em duas etapas: a primeira consiste numa avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas e terá caráter eliminatório; na segunda, será ministrado um curso de 40h para os pretendentes às vagas de chefe de esquadrão e de brigadistas e determinará a classificação final dos participantes.
 
 
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
 
O Teste de Aptidão Física (TAF) consiste numa caminhada com a bomba costal e tem o objetivo de avaliar a resistência muscular, aeróbica e capacidade cardiorrespiratória do participante. O candidato deve percorrer uma distância de 2,4 km com uma bomba costal cheia d’água pesando aproximadamente 20 quilos em, no máximo, 30 minutos. Tempo superior a este implica em desclassificação automática.
 
Já o teste de uso de ferramentas (THUFA) consta no teste da enxada, para capinar e rastelar uma área de 3×5 metros em, no máximo, 20 minutos, sendo avaliados a qualidade da capina e a obediência aos critérios de lançamento do material.