DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Tema 2019: Poluição do ar

31 de maio de 2019

Hangzhou será a cidade sede do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

 

O vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, Zhao Yingmin, e Joyce Msuya, diretora-executiva interina da ONU Meio Ambiente, anunciaram que o país sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente-2019, com o tema “poluição do ar”. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo. Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. Hangzhou será a cidade sede do evento. Hangzhou fica na província de Zhejiang, mas o governo chinês se comprometeu a organizar as celebrações em várias partes do país.

 

 

A poluição do ar na China é grave e cem milhões de pessoas são afetadas. Cidades têm níveis de partículas tóxicas até 30 vezes maiores do que o máximo tolerado. (foto: Reuters)

 
 
 
O anúncio foi feito enquanto ministros do Meio Ambiente de todo o mundo participavam do fórum ambiental global de mais alto nível, a Quarta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA), em Nairóbi, e após a publicação de um relatório de revisão sobre o controle da poluição do ar em Pequim nos últimos 20 anos.
 
“A China será uma grande anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019. O país demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e, agora, pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem. A poluição do ar é um desafio global e urgente que afeta a todos. A China irá, agora, liderar o impulso e estimular a ação global para salvar milhões de vidas”, declarou Joyce Msuya.
 
O país asiático, com seu crescente setor de energias verdes, emergiu como um líder climático. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. Ao sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019, o governo chinês poderá mostrar sua inovação e avançar rumo a um ambiente mais limpo.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma chance para fazer as pessoas perceberem que são responsáveis pelo planeta Terra e que podem se tornar agentes da mudança.
 
 
CEBRAÇÕES AMBIENTAIS A CADA ANO
 
Todos os anos o Pnuma escolhe um país onde se possa concentrar as celebrações ambientais. A cada ano uma cidade diferente é escolhida como foco principal da celebração. O governo, em cooperação com o Pnuma, determina o tom do evento. Um tema, uma logomarca e um slogan são selecionados para ser o foco de todo o material promocional e informativo das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente ao redor do mundo. O evento tem uma força multimídia que inspira milhares de jornalistas a escrever e comunicar com entusiasmo e crítica sobre o tema.  É um evento de forte apelo emocional e cultural. Documentários, programas especiais, fotos, displays, palestras, seminários, mesas-redondas e simpósios acabam por promover um eficiente trabalho de marketing ecológico que ajuda a aumentar em muito o interesse a cada ano. 
 
 
CELEBRAÇÃO DE 2018
 
No ano passado, as celebrações da Semana do Meio Ambiente se concentraram o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”.
 
 
 
 
Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado.
 
 
 
 
Por ano são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem. Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado.
 
 
ORIGEM E HISTÓRIA DA DATA
 
Desde 1972, tem sido celebrado em todas as partes do planeta o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao longo destes 45 anos, a data passou a ter como tema chuva ácida, poluição, aquecimento global, oceanos, água, consumo e cidades verdes. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma das principais datas que as Nações Unidas usam para estimular, em escala mundial, a conscientização sobre o meio ambiente e aumentar a atenção de ações políticas.
 
O interesse do dia é apresentar o caráter humano das questões ambientais; tornar as pessoas capazes de serem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e justo; promover o entendimento de que as comunidades são a base da mudança de atitudes em relação às questões ambientais; e estimular parcerias que assegurem que todas as nações e populações desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.
 
O Dia 5 de junho é também um evento para que as pessoas possam promover atividades variadas como caminhadas, passeios ciclísticos, concertos, competições de redação e desenho nas escolas, plantio de árvores e campanhas de reciclagem e limpeza de rios.