Groenlândia

Foto de cães caminhando sobre a água evidencia derretimento de gelo na Groenlândia

19 de junho de 2019

Camada de gelo costuma derreter em julho, mas, neste ano, aconteceu na primeira quinzena de junho.

 

 

Com as patas submersas na água de gelo derretido, cachorros puxam trenó no noroeste da Groenlândia — Foto: Steffen M. Olsen/AP

Com as patas submersas na água de gelo derretido, cachorros puxam trenó no noroeste da Groenlândia — Foto: Steffen M. Olsen/AP
 
 
 
 
Uma equipe de meteorologistas tirou uma foto que evidencia o derretimento das camadas de gelo no noroeste da Groenlândia.
 
O cientista Steffen Olsen capturou, no dia 13 de junho, a imagem dos cães que puxam o trenó com as pernas submersas na água.
 
O trenó levava a equipe para um centro de monitoramento. O grupo buscava retirar equipamentos de mensuração oceanográfica e de clima.
 
A água fica retida acima da camada de gelo, que não tem fraturas, afirmou ao jornal "The Guardian" a cientista Ruth Mottram, do Instituto Meteorológico Dinamarquês.
 
O derretimento de parte do gelo dessa região da Groenlândia costuma acontecer no meio do verão, em julho, mas neste ano foi mais cedo, na primeira quinzena de junho. Não se pode afirmar, no entanto, qual o papel do aquecimento global nesse caso, de acordo com Mottram.