Brasília

Armadilhas fotográficas na flona Brasília

1 de julho de 2019

O objetivo é produzir imagens de espécies, principalmente aquelas de difícil visualização pelos pesquisadores, como espécies noturnas e raras.

 

 

No Parque Nacional de Brasília, a menos de 20km do Palácio do Planalto, armadilhas fotográficas administradas pelo ICMBio, puderam identificar vários animais, entre eles duas onças-pardas.

 

 

Felinos foram flagrados por armadilha fotográfica instalada no Parque Nacional de Brasília a menos de 20km do Congresso Nacional.

 

 

Os felinos – um macho com menos de 1 ano, e uma fêmea de 1 ano e meio – estão saudáveis e à procura de novos territórios para se instalar. Segundo a analista ambiental Juliana de Barros, é comum a presença dos animais no local, mas “é raro vê-los tão próximos às trilhas de visitantes”.
 
A gestão do parque afirma, no entanto, que “não há motivos para preocupação”. Segundo ela, os animais não têm o ser humano como parte da cadeia alimentar, e costumam fugir ao notar a presença de pessoas. A unidade recebe cerca de 400 visitantes por mês.
 
A bióloga do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) Marina de Carvalho afirmou que as onças-pardas fotografadas são animais jovens, e que se separaram recentemente do grupo.
 
“Como o parque tem a presença de outros mamíferos adultos, as onças jovens devem estar procurando novos territórios para demarcar”, explica.
 
 
O QUE É UMA ARMADILHA FOTOGRÁFICA?
 
 
 
 
 
Simples, é um sistema de câmera que pode ficar ligada direta ou ser ativada à distância para fotografar animais em estado selvagem com a menor interferência humana possível. O objetivo é produzir imagens de espécies, principalmente aquelas de difícil visualização pelos pesquisadores, como espécies noturnas e raras. Desta forma, a "captura" ocorre por meio de registro fotográfico – daí o nome -, o que caracteriza este equipamento como não invasivos, ou seja, não causa incômodo e nem promovem qualquer tipo de lesão no animal monitorado.
 
 
 
 
 
 
COMO É COLOCADA – A armadilha fotográfica é uma caixa estanque, normalmente camuflada, em cujo interior há uma máquina fotográfica ou outro sistema para armazenar imagens, atrelada a um facho de luz ou sensor de infravermelho capaz de detectar movimento e/ou calor, que se ativa quando animais passam à sua frente.