Intercâmbio Internacional de Manejo Integrado do Fogo
Prevenção a incêndios reúne especialistas de vários países
1 de julho de 2019Mais de 40 técnicos se reuniram no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) para a troca de experiências
Encontro reuniu especialistas em gestão de fogo dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e do Brasil no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Especialistas em gestão de fogo em áreas protegidas dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e do Brasil se reuniram no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, para trocar experiências em ações de prevenção do fogo. Eles participaram do III Intercâmbio Internacional de Manejo Integrado do Fogo (XFire), evento organizado pela Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios (COIN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ao longo deste semestre, já aconteceram duas edições do evento, entretanto, reuniram apenas especialistas brasileiros em fogo para trocar experiencias, além se prepararem para o encontro internacional.
Os técnicos trocaram experiências do uso de fogo como técnica de prevenção aos incêndios florestais na unidade de conservação. Um dos aprendizados com os especialistas internacionais foi a gestão da fumaça nas queimas prescritas, direcionando a fumaça de forma que não impacte negativamente a segurança e a população como aeroportos, estradas e cidades. Eles também compartilharam boas práticas teóricas e práticas sobre a prescrição de uso do fogo controlado em áreas pré-determinadas e autorizadas, diminuindo assim a quantidade de material combustível e prevenindo os grandes incêndios florestais que podem ocorrer na época de seca.
O encontro reuniu 40 especialistas em incêndios florestais entre coordenadores, instrutores e cursistas do ICMBio, Ibama, Funai, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Mato Grosso, Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Mato Grosso, Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, além dos representantes dos países Portugal, Espanha, EUA.
O XFire foi pensado para discutir e melhorar os planejamentos e as técnicas do uso do fogo para a conservação, além de técnicas de monitoramento associadas ao Programa Monitora do ICMBio. O processo de gestão do fogo nas UCs teve ganho significativo com a mudança de concepção para o Manejo Integrado do Fogo. Por isso o ICMBio trabalha com o assunto na perspectiva de integração de processos institucionais e do manejo adaptativo, envolvendo outros processos trabalhados pela instituição como pesquisa e monitoramento. Desta forma, é possível orientar as ações e as comunidades vinculadas, respeitar as necessidades e ordenar o uso do fogo para a agropecuária e o extrativismo, de maneira concretamente participativa.
BRIGADA PREVFOGO TEM NOVOS INTEGRANTES
Novos integrantes da Brigada de Pronto Atendimento do Prevfogo tomam posse na Superintendência do Ibama no RJ
Os novos integrantes da Brigada de Pronto Atendimento do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama no Rio de Janeiro tomaram posse. A equipe pode ser mobilizada rapidamente e estar pronta para embarque rumo às áreas atingidas por queimadas em, no máximo, duas horas.
Antes da estação mais seca, em que os riscos de incêndios florestais se tornam mais elevados, os brigadistas selecionados recebem capacitação adicional para as ações de combate ao fogo.
Durante a cerimônia de posse, o superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Alexandre Dias da Cruz, mencionou a importância de manter a equipe preparada e motivada, além de destacar o caráter operacional e a mobilidade da Brigada. Na ocasião também foram relembradas participações das unidades do Rio em combates realizados em outras regiões do país.
A Superintendência abriga uma das três brigadas federais de combate aos incêndios florestais que possuem treinamento específico para atuar nos biomas do Sudeste e, particularmente, em áreas de montanhas.