Brasília

Floresta Nacional de Brasília

1 de julho de 2019

Unidade inaugurou novo centro de visitantes durante o evento para comemorar 20 anos

 

 

ÁGUA MINERAL – Piscina de água corrente do Parque Nacional de Brasília (foto: Eumano Augusto)

 
 
 
A Floresta Nacional (Flona) de Brasília, criada em 1999, protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal.
 
A Flona de Brasília comemorou as duas décadas de atividades. Para marcar o aniversário da unidade, um evento foi realizado com a presença dos servidores e colaboradores da Flona, servidores do Parque Nacional de Brasília, voluntários, brigadistas, representantes de grupos de caminhada e ciclistas de Brasília.
 
O evento também marcou a inauguração de um novo espaço dedicado ao centro de visitantes da unidade. Localizada no prédio administrativo da unidade, uma sala foi totalmente reformada e agora conta com paredes adesivadas em painéis, que trazem ao público informações e orientações necessárias para uma visita em segurança.
 
 
 
 
Servidores e colaboradores do Parque Nacional de Brasília, voluntários, brigadistas, representantes de grupos de caminhada e ciclistas comemoraram os 22 anos da Floresta Nacional.
 
 
 
 
 
 
 
A ideia do novo centro de visitantes é oferecer mais um atrativo de lazer e fonte de conhecimento para os visitantes, que contam também com trilhas sinalizadas para caminhada e para bicicletas na unidade.
 
 
 
 
CENTRO DE VISITAÇÃO
 
Projetada pela Coordenação de Planejamento, Estruturação da Visitação e do Ecoturismo, em parceria com a Divisão de Comunicação do ICMBio, a nova sala conta com desenhos, mapas e QR Codes que levam a diversas publicações institucionais para enriquecer o conhecimento. A sala mistura elementos interpretativos e informativos ao visitante, que pode aprender de forma simples e divertida sobre a fauna e flora, além dos serviços ambientais prestados pela Flona.
 
A ideia do novo centro de visitantes é oferecer mais um atrativo de lazer e fonte de conhecimento para os visitantes, que contam também com trilhas sinalizadas para caminhada e para bicicletas na unidade.
 
 
 
 
 
 
 
PRINCIPAIS ATRATIVOS DA FLONA BRASÍLIA
 
 
 
 
As trilhas são completamente sinalizadas para garantir a segurança e a autonomia dos caminhantes durante os passeios. O percurso corta diferentes formações de Cerrado e árvores exóticas (Pinus), compondo belas paisagens, que encantam os usuários. Com um nível leve de dificuldade, a Trilha Jatobá possui 6 Km de extensão e a Pequi 12Km.
 
Com um circuito de 44 km, é a maior trilha de mountain bike sinalizada em unidade de conservação do país e ainda proporciona opções mais leves para os iniciantes com percursos de 5, 11, 20, 26 e 35 km. Grande parte do percurso é realizado em estrada, mas trechos de single track e pontes para proteger as nascentes agregam a aventura.
 
 
 
 
 
Mapa das trilhas da Floresta Nacional de Brasília