Incêndios Florestais

Parque de Ilha Grande

30 de agosto de 2019

A área queimada é de 29.000 hectares na ilha Grande e 3.500 hectares na várzea continental.

 

 

O Parque Nacional de Ilha Grande, em Umuarama, Paraná, sofreu muito com dois focos de incêndio, um com início na praia do Paracaí e outro na lagoa Jatobá. O foco do Paracaí se alastrou pela várzea continental, enquanto o da Jatobá se alastrou pela ilha Grande, a maior ilha do Parque e que dá nome à unidade.

 

 

Os dois primeiros focos se dividiram em vários outros, mas houve duas frentes de combate nas áreas mais graves, uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na ilha Grande, onde foi usado helicóptero munido com “heli-balde”.
 
A ação foi realizada num esforço conjunto envolvendo o ICMBio, Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar do Paraná, Prefeitura de Altônia, CORIPA, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso. A área queimada foi de 29.000 hectares na ilha Grande e 3.500 hectares na várzea continental.
 
Como sempre, as principais dificuldades de combate foram a falta de chuva, o acúmulo de combustível, solo hidromórfico, altas temperaturas durante o dia e baixa a noite e fortes ventos com rajadas.