Incêndios Florestais

Combate a incêndios florestais

30 de agosto de 2019

Ministro do Meio Ambiente sobrevoa áreas atingidas pelo fogo no Mato Grosso

 

 

Ministro Ricardo Salles (D), ao lado do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, em área do Centro de Operações, no aeroporto de Cuiabá (foto: Mayke Toscano)

 

 

 
Não falta empenho do governo federal no combate às queimadas e incêndios florestais que atingem a Amazônia, garantiu o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.  “É uma parceria do governo federal com todos os estados da região, envolvendo o Prevfogo, o Ibama e o ICMBio”, afirmou o ministro.
 
As declarações foram feitas no final da tarde, no Centro Integrado de Operações Especiais, no Aeroporto Internacional de Cuiabá, em Mato Grosso, após sobrevoar, de helicóptero, os municípios de Sinop e Sorriso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e parte da capital do estado.
 
“Só aqui em Mato Grosso estamos com 69 brigadistas do Ibama, 20 homens do Corpo de Bombeiros e mais quatro aeronaves. O combate é difícil, principalmente, por causa do calor, da baixa umidade e dos ventos fortes”, disse Ricardo Salles em entrevista à imprensa, ao lado do governador do estado, Mauro Mendes.
 
O ministro, que fez o sobrevoo junto com a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazarettide, admitiu que, pelas informações obtidas junto aos órgãos locais e pelo que se pôde observar do alto, parte dos incêndios é incidental e outra parte intencional, o que configura crime ambiental. “Nesses casos, vamos investigar e punir os responsáveis”.
 
Ele assegurou ainda que o governo está decidido a investir o que for necessário para conter as chamas e que não há cortes na destinação de recursos para as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais no âmbito do Ibama e do ICMBio.