FOLHA DO MEIO

HÁ 30 ANOS

30 de setembro de 2019

1989 – 2019

 

 

MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS – Há 30 anos, a Folha do Meio Ambiente divulgava a tese do pesquisador Fernando Morais: a conservação dos recursos naturais em bacias hidrográficas tem que ser socialmente justa. 
 
Secretário de Recursos Naturais do Ministério da Agricultura, Fernando Morais é responsável pela condução do Programa Nacional de Microbacias Hidrográficas, que busca o apoio conjunto dos poderes públicos municipal, estatal e federal no desenvolvimento integrado de comunidades rurais, organizadas em função de uma microbacia, e que privilegia o manejo e a conservação de solos, a recuperação de florestas e de mananciais hídricos, bem como a melhoria do equilíbrio ambiental.  
 
Atento às desigualdades entre comunidades urbanas e rurais, Morais relaciona um dos princípios que pode se chamar de “ecologia social”, previstos no programa “as comunidades rurais precisam ser tão bem atendidas em serviços públicos quanto as cidades”. 
 
Como preconiza o Programa de Microbacias, Fernando Morais defende que os projetos de conservação de recursos naturais devam nascer da decisão da comunidade e que os governos ajudem naquilo que for necessário. “Só assim, respeitando a visão do problema destes cidadãos, e agindo interativamente é que se terá uma consciência da necessidade de conservação. Respeitar sua decisão é reconhecê-los integrante do meio ambiente”, lembra Fernando Morais.