Fiscalização

Megaoperação no litoral de SP

31 de outubro de 2019

Até navios mercantes graneleiros são abordados contra atividades ilegais no litoral paulista

 

 

Uma megaoperação no litoral de São Paulo encontrou vários crimes ambientais. O Ibama, em conjunto com a Capitania dos Portos, a Polícia Federal (PF), a Receita Federal (RFB), a Polícia Ambiental, a Fundação Florestal, a Guarda Portuária e o Grupamento Patrulha Naval do Sul – Sudeste participaram da megaoperação ostensiva contra ilícitos praticados sobretudo por embarcações. A ação contra os criminosos será realizada de forma rotineira.

 

 

 

No primeiro dia da ação na última semana de outubro, foram realizadas 33 abordagens. Cinco navios foram impedidos de trafegar no mar e meia tonelada de camarão proveniente de pesca ilegal foi apreendida.

Os agentes fiscalizam navios mercantes, barcos de pesca e embarcações esportivas no canal do Porto de Santos e em toda a orla paulista, incluindo as áreas de fundeio, a Laje de Santos e a região de São Sebastião.
 
De acordo com a chefe da Unidade Técnica do Ibama em Santos, Ana Angélica, o objetivo é unir todos os órgãos no combate a ilícitos relacionados à poluição hídrica, à segurança de navegação, ao tráfico de drogas e à pesca ilegal, entre outras atividades que afrontam a legislação.
 
Dois navios mercantes graneleiros abordados pelo Ibama por suspeita de limpeza de porões com descarte irregular permanecem sob avaliação.
 
Segundo Ana Angélica, operações similares serão realizadas de forma rotineira na região.