Unesco destaca importância ambiental e lugares de rara beleza no Brasil.
Brasil tem diversos Patrimônios Naturais da Humanidade
A biodiversidade do Brasil impacta o mundo desde a Descoberta em 1500. Portugal, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Rússia e vários outros países viram o Brasil como a nova fronteira a ser explorada e conquistada. Muitos naturalistas, biólogos e pesquisadores fizeram do Brasil sua prancheta de trabalho. Logo após o Descobrimento, ainda em 1556, veio da França Jean de Lery. Ele veio com Nicolas Durand de Villegaignon e fez o primeiro relato-jornalístico dos índios Tupinambás e do início da cidade do Rio de Janeiro. Depois vieram muitos outros: a inglesa Marianne North aqui produziu 112 pinturas a óleo; o inglês Charles Darwin; Da Dinamarca veio Peter Lund que trouxe vários de seus alunos e colegas como Eugenius Warming e Peter Brandt; O barão alemão Georg Heinrich von Langsdorff, que adotou a nacionalidade russa e o nome Ivanovich Langsdorf trouxe para suas grandes expedições Rugendas, Taunay e Hercule Florence. O príncipe naturalista alemão Maximilian Alexander Wied-Neuwied que veio incógnito, em 1815, para estudar os índios Botocudos; também alemães, o zoólogo e botânico Wilhelm Freyreiss, o Barão Ludwig von Eschwege e Guido Marlière. Enfim, o Brasil pelas belezas naturais, pela diversidade de nativos, da fauna e da flora, era como se fosse a Lua ou o planeta Marte de hoje, com pesquisadores e cientistas alucinados pela sua exploração, busca de conhecimento e conquistas.
AS BELEZAS NATURAIS
O Brasil tem belezas naturais reconhecidas mundialmente como Patrimônios Naturais da Humanidade. O selo é dado pela Unesco, organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura, e valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Anavilhanas, Pantanal, Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e das Emas), Mata Atlântica do Sudeste e Parque Nacional de Monte Pascoal.
Parque Nacional do Iguaçu
Com uma área de mais de 185 mil hectares, o Parque Nacional do Iguaçu está localizado no extremo oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu. É uma das maiores reservas florestais da América do Sul. Abriga importante patrimônio genético de espécies animais e vegetais e abrange as Cataratas do Iguaçu, com quedas d’água de até 72 metros de altura. Mais de 1,8 milhão de visitantes passam pelo Parque Nacional do Iguaçu. (Foto: Marcus Faller)
COSTA DO DESCOBRIMENTO RESERVAS DE MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta e as maiores regiões contínuas estão na Costa do Descobrimento. São oito reservas naturais, localizadas no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
MATA ATLÂNTICA RESERVAS DO SUDESTE
As Reservas de Mata Atlântica do Sudeste estão localizadas entre os estados de São Paulo e Paraná. Incluem a cadeia de montanhas ao longo de áreas costeiras que abrangem os 17 municípios do Vale do rio Ribeira de Iguape. São 470 mil hectares de riqueza biológica e evolução histórica do Bioma, além das belas paisagens.
Área de Conservação do Pantanal
Pantanal onde a natureza é exuberante em 187 mil hectares.
Formada pelo Parque Nacional do Pantanal e pelas Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Acurizal, Penha e Dorochê, está localizada entre o Sudoeste do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul. Com 187 mil hectares, abriga centenas de espécies ameaçadas. É a única região do pantanal que permanece parcialmente inundada, o que garante fornecimento de água à fauna local.
COMPLEXO DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA CENTRAL
Maior região de floresta tropical protegida do mundo, é composto pela Estação Ecológica Anavilhanas (um dos maiores complexos fluviais do mundo), pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amaña e Mamirauá, e pelo Parque Nacional do Jaú, segundo maior do Brasil.
Vista aérea das Anavilhanas, um complexo de quase 400 ilhas no Rio Negro
Ilhas Atlânticas Brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas
O arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, é composto por 21 ilhas, rochedos e ilhotas. Abriga uma das maiores colônias reprodutivas de aves marinhas e de variadas e exóticas espécies de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais. O Atol das Rocas fica a 144 milhas náuticas de Natal, no Rio Grande do Norte. Único atol no Atlântico Sul, é a primeira reserva biológica marinha do Brasil e abrange duas ilhas – a do Farol e a do Cemitério. Cerca de 150 mil aves vivem no local, entre espécies reprodutoras, forrageadoras, migratórias e visitantes esporádicas.
PARQUES NACIONAIS CHAPADA DOS VEADEIROS E EMAS
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Natural da Humanidade.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma área de preservação de cerrado de altitude localizada na Chapada dos Veadeiros, região Nordeste do estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi criado, em 1961, pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.
Em dezembro de 2001 foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela Unesco. Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinquenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área.