FOLHA DO MEIO

HÁ 31 ANOS

1 de janeiro de 2020

1989 – 2020

 

 

 
FUNATURA dá sugestões ao presidente eleito Fernando Collor de Mello 
 
 
A criação do Ministério do Meio Ambiente, uma antiga reivindicação dos ecologistas do País, não está longe de ser alcançada. 
 
Mesmo considerando essa instituição imprescindível para a conservação da flora e fauna, a presidente da Funatura, Maria Tereza Jorge Pádua, diz que a política brasileira, em termos de preservação do meio ambiente, está muito atrasada e sem dúvida devem passar ainda umas duas décadas até uma mudança de mentalidade. 
 
Maria Tereza lembra que o Brasil detém a maior parcela de mata tropical do mundo, cerca de 30%, assim como a maior biodiversidade de espécies de flora e fauna, bacia hidrográfica e zona úmida. Mas, ao mesmo tempo, o País sofre uma degradação ambiental sem limites. 
 
Para brecar este processo seria necessário um fortalecimento institucional expressivo. Tereza encara a criação do Ibama como um passo em direção ao surgimento do Ministério do Meio Ambiente, "mas ainda temos que caminhar muito até chegarmos a isto, porque em muitos aspectos o Brasil está aquém da história ecológica do mundo".
 
Ela diz que o Ibama tem autonomia e seu surgimento foi responsável por uma mudança de mentalidade, uma vez que incorporou a Sudepe, Sudhevea e IBDF.
 
 
FOLHA DO MEIO
1989 – 2020
31 ANOS