Parque do Iguaçu

Parque do Iguaçu registra 2 milhões de visitantes

2 de janeiro de 2020

Evento para comemorar a marca histórica contou com entrega de brindes ao visitante número dois milhões.

 

 

Foto 01 BrunoBimbato

Marlucia (esquerda), visitante número dois milhões, junto com o marido e amigos. (Foto: Bruno Bimbato)
 
 
 
 
No ano em que o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, comemora 80 anos de sua criação, a unidade de conservação (UC) completa mais um feito histórico no dia de hoje (30), a marca de dois milhões de visitantes. Por volta das 9h, foi anunciada a visitante recorde, Marlucia Pimentel, de Vitória (ES), que ganhou de brinde um passeio de barco pelas Cataratas, sobrevoo de helicóptero e a experiência gastronômica no restaurante ao lado das Cataratas do Iguaçu.
 
Marlucia e o marido, Rubens Pimentel, embarcaram neste sonho de visitar o lugar mais amado dos brasileiros com o casal Maria Aparecida e Fernando Rios, amigos há 40 anos. Emocionada com a surpresa do recorde, Marlucia contou sobre o motivo do passeio: “Visitar as Cataratas do Iguaçu é a realização de um sonho de muitos anos. Convidamos nossos amigos para viajar com a gente e estamos comemorando 35 anos de casados nesta Maravilha da Natureza. Agora, a emoção é em dobro”.
 
O Iguaçu, que tem como principal atração as Cataratas, é o segundo parque nacional mais visitado do país, ficando em número de visitantes atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que recebe mais de três milhões de pessoas por ano. O crescimento da visitação no Parque Nacional do Iguaçu foi de 7% em relação ao ano de 2018.
 
O recorde na visitação reflete a qualidade dos serviços e das condições do Parque Nacional do Iguaçu, que se equipara aos melhores parques nacionais do mundo. Também sinaliza e reflete uma tendência muito positiva em relação à natureza, cada vez mais as pessoas estão buscando experiências e vivências em contato com a natureza, conhecendo os parques e os patrimônios naturais e culturais do Brasil.
 
 
PARCERIA DE SUCESSO
 
O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil. Desde o ano de 1999, o Parque Nacional do Iguaçu conta com gestão dos serviços de visitação turística do Grupo Cataratas. A UC é hoje exemplo de sustentabilidade, onde é realizado o desenvolvimento socioambiental com integração entre a proteção e conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
 
 
SOBRE O PARQUE
 
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, pelo do Decreto-Lei nº 1.035. O Parque tem uma área total de 185.262 hectares e abriga um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. A unidade de proteção integral abriga o maior remanescente de Mata Atlântica ao sul do Brasil e possui uma rica biodiversidade. No local, já foram registradas 158 espécies de mamíferos, entre eles a onça-pintada, o maior mamífero carnívoro das Américas, mais de 750 de borboletas, 12 de anfíbios, 41 de serpentes, 175 de peixes e cerca de 400 espécies de aves.
 
 
SERVIÇOS
 
O Parque está aberto diariamente, das 9h às 17h. Pode ser visitado durante o ano todo, sendo que os meses de menor fluxo de visitantes é junho e julho, devido ao inverno. O Parque oferece atividades como caminhada, contemplação, rafting, rapel, trilha de bicicleta, arvorismo, avistamento de fauna, passeio de barco e caiaque.