Tapajós

Flona do Tapajós

1 de janeiro de 2020

Ação reintroduz animais silvestres na Floresta do Tapajós

 

 

Uma belíssima sumaúma na Flona do Tapajós, a maior árvore da Floresta Amazônica

 
 
 
Animais vítimas de maus tratos, atropelamentos e até mesmo entregues a órgãos ambientais de forma voluntária foram resgatados, reabilitados e puderam voltar a viver livre em meio à natureza e envoltos à rica biodiversidade da Floresta Nacional do Tapajós.
 
 
 
 
O rio Tapajós, de agua turquesa, tem as praias mais lindas da Amazônia
 
 
 
 
 
A ação de reintrodução foi um mutirão de vários organismos. A parceria envolveu o ICMBio, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), Zoológico de Unama e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Entre as espécies estão três macacos-prego; 23 jabutis da pata-amarela; 53 jabutis da pata-vermelha; um gato mourísco; um cachorro do mato; três quatis e um aracuã. Os animais foram soltos no quilômetro 67 da Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), base do ICMBio.
 
 
PRÓXIMA ETAPA
 
A próxima etapa de soltura será no dia 8 de janeiro na comunidade Água Preta, região do Rio Amazonas, quando serão soltos 101 exemplares de quelônios.
 
 
LEGISLAÇÃO
 
Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória é crime ambiental. O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
 
 
 
 
 
 
SOBRE A FLONA TAPAJÓS
 
A Floresta Nacional do Tapajós é unidade de conservação – UC federal da natureza, localizada na Amazônia, criada através do Decreto n° 73.684, de 19 de fevereiro de 1974.
 
Possui atualmente área de 527.319 hectares. A UC abrange os municípios de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis, no Oeste do Estado do Pará.
 
A unidade apresenta mais de 160 quilômetros de praias e uma grande diversidade de paisagens: rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais etc. As belas praias do Rio Tapajós, as trilhas entre a mata, as grandes árvores, como a Sumaúma Vovó, a presença de população tradicional e indígena oferece aos visitantes a oportunidade de interagir com a natureza e com a cultura local.
 
Além disso, a cobertura florestal fortemente preservada, o Rio Tapajós com suas águas verdes e mornas – e a enorme beleza cênica da região – tornam a Floresta Nacional do Tapajós uma das unidades de conservação mais visitadas na região norte do Brasil. São mais de 42 mil visitantes entre turistas, pesquisadores e estudantes.
 
 
 
 
Torre de monitoramento da Floresta Nacional do Tapajós
 
 
 
 
Residem na UC 1.050 famílias e cerca de 4 mil moradores, distribuídas em localidades ao longo da rodovia BR-163 (lotes com assentados do Incra, proprietários e posseiros), em 23 comunidades e três aldeias indígenas da etnia Munduruku. As comunidades e Aldeias estão localizadas ao longo dos rios Tapajós e Cupari, são elas: São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Pedreira, Bom Jesus, Piquiatuba, Marituba, Nazaré, Bragança, Novo Marai, Marai, Pini, Tauari, Chibé, Takuara, Prainha I, Prainha II, Itapaiúna, Paraíso, Jutuarana, Itapuama, São Francisco das Chagas, São Francisco do Godinho e Uruará.