DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Ação global pela vida

30 de maio de 2020

2020 é um ano de urgência, ambição e ação para confrontar a crise do coronavírus.

 

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover a conscientização e a ação em nível mundial em prol do meio ambiente. Para a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, 2020 é um ano de urgência, ambição e ação para confrontar a crise que a natureza enfrenta. Também é uma oportunidade de incorporar as soluções baseadas na natureza à ação climática global de modo integral.
 
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação mundial pelo meio ambiente.
 
Realizado anualmente desde 1974, também se tornou uma plataforma vital para promover o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Organizado pelo PNUMA, mais de 150 países participam a cada ano. Grandes empresas, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam a marca do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.
 
Segundo a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, com um milhão de espécies de plantas e animais em extinção, nunca houve um momento mais importante para focar na questão da biodiversidade. Considerado um dos países mais ambientalmente diverso do mundo, Colômbia sustenta perto de 10% da biodiversidade de todo o planeta.
 
 
 
 
Considerado um dos países mais ambientalmente diverso do mundo, Colômbia sustenta perto de 10% da biodiversidade de todo o planeta. Foto: IPBES.
 
 
 
 
 
Ricardo Lozano, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia: “Estamos, na Colômbia, dispostos a trabalhar juntos para chegar a um acordo que nos permita avançar positivamente em direção a resultados ambiciosos na COP na China”. 
 
 
 
 
 
Jochen Flasbarth, ministro do Meio Ambiente da Alemanha: “Não há melhor momento para nos reunirmos pelo planeta do que agora”.
 
 
 
 
2020 É UM ANO DE URGÊNCIA
 
“2020 é um ano de urgência, ambição e ação para confrontar a crise que a natureza enfrenta”, afirmou a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen. Segundo ela, é também uma oportunidade de incorporar as soluções baseadas na natureza à ação climática global de modo integral.
 
“A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma poderosa para acelerar, ampliar e engajar pessoas, comunidades e governos ao redor do mundo para agir em torno dos desafios ambientais críticos que o planeta enfrenta”, completou Andersen. “Somos gratos à Colômbia e à Alemanha por demonstrarem liderança nesse esforço”, concluiu.
 
 
ANO-CHAVE PARA BIODIVERSIDADE
 
Segundo o PNUMA, 2020 é um ano crítico para os compromissos das nações de preservar e restaurar a biodiversidade, com a China sediando a 15ª reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica em Kunming.
 
O próximo ano também oferece uma oportunidade para acelerar o início da Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas (2021-2030), com o objetivo de ampliar massivamente a restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática e melhorar a segurança alimentar, o suprimento de água e a biodiversidade.
 
“Na Colômbia, enfrentaremos um importante desafio em 2020, e o país será o anfitrião da terceira e última reunião do OEWG (grupo de trabalho aberto) da estrutura de biodiversidade global pós-2020 antes da COP na China”, avaliou o ministro do meio ambiente da Colômbia, Ricardo Lozano.
 
Lozano também apreciou o gesto de apoio da Alemanha nesse esforço global e disse esperar uma colaboração bem-sucedida.
 
“Estamos, na Colômbia, dispostos a trabalhar juntos para chegar a um acordo que nos permita avançar positivamente em direção a resultados ambiciosos na COP na China”, afirmou o ministro.