DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Colômbia, país da diversidade

30 de maio de 2020

Amazônia e ecossistemas úmidos como Chocó

 

 

Listado como um dos países mais “megadiversos” do mundo – sustentando perto de 10% da biodiversidade do planeta, a Colômbia ocupa o primeiro lugar em diversidade de espécies de pássaros e orquídeas, e o segundo em plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios. O país possui várias áreas de alta diversidade biológica nos ecossistemas andinos, com uma variedade significativa de espécies endêmicas. Também possui parte da floresta amazônica e os ecossistemas úmidos da área biogeográfica de Chocó. Para o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Jochen Flasbarth, a “ação climática e conservação da biodiversidade são dois lados da mesma moeda. Precisamos desenvolver políticas que impeçam a extinção de espécies vegetais e animais”.

 

Páramo é um ecossistema neotropical de montanha encontrado na Colômbia

 
 
A Colômbia é um país situado a noroeste da América do Sul, sendo que sua área total é de 1.138.910 km². O país faz fronteiras com:
 
Norte – mar do Caribe, ou das Antilhas.
Sul – Equador e Peru
Leste – Brasil e Venezuela
Oeste – oceano Pacífico e Panamá.
 

 

Parque Nacional de Chiribiquete tem uma extensão de 2,7 milhões de hactares e está situado em cinco municípios amazônicos nas regiões de Guaviare y Caquetá. Patrimônio da Humanidade, é o maior parque da Colômbia.

 
 
 
A grande diversidade ambiental da Colômbia se deve à sua localização. O país está próximo à linha do Equador, seu relevo é marcado pela presença da cordilheira dos Andes e como se não bastasse, conta com uma boa fatia da Floresta Amazônica. Sua diversidade é ampla tanto em clima como em solo, fauna e flora. 
 
Na Colômbia, os Andes se dividem em três cordilheiras: Central, Ocidental e Oriental. A Cordilheira Central é a mais alta. Fica entre as duas cordilheiras, separada da Oriental por um vale por onde passa o rio Magdalena e da Ocidental pelo vale no qual corre o rio Cauca. A Cordilheira Ocidental é paralela à linha do pacífico, do Equador até uma planície próxima ao mar das Antilhas. A Cordilheira Oriental separa a região montanhosa das planícies baixas.
 
 

 

 

Terra de povo amigável, como tanto apreciam os brasileiros, a Colômbia – além de ser dona de fauna e flora únicas –  tem um riquíssimo conjunto arquitetônico. A parte histórica do país encontra-se bastante preservada. Existem esculturas milenares, ruínas e objetos de arte de civilizações que viveram há milhares de anos. Para completar, existem construções muito antigas, como mansões e igrejas, além de cidades inteiras, tombadas como Patrimônio da Humanidade, remontando à época em que o país era colônia da Espanha. 

Com clima festeiro, a Colômbia tem comemorações o ano todo, garantindo muita diversão. São carnavais, eventos religiosos e festas que celebram a harmonia de um povo tão rico culturalmente quanto diferente entre si, fruto da miscigenação de europeus, índios e africanos.
 
 
 

 

Em meio às florestas úmidas e nebulosas da Colômbia, a natureza se mostra surpreendente em amplitude, cores e formas. Além de abrigarem territórios preservados e quase intocados, a Colômbia é paraíso para o ecoturismo de observação de aves. O país ocupa posição de destaque no ranking da maior diversidade de espécies de aves do mundo. Entre tantas aves distintas e belas que ocorrem na Colômbia, uma em especial impressiona e é considerada uma das mais exuberantes, é o Toucan Barbet (Semnornis ramphastinus).