Mamirauá

Maitê do Mamirauá

31 de maio de 2020

Maria Teresa Fernandez Piedade é exemplo na condução do Instituto

 

 

Maitê sabe de Amazônia. Conhece tudo das terras, das águas, da flora e da fauna amazônica. Maitê é a pesquisadora Maria Teresa Fernandez Piedade, presidente do Conselho de Administração do Instituto Mamirauá. Ela foi eleita como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Bióloga e doutora em botânica, Maitê é cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e tem mais de 40 anos de atuação na Amazônia.

 

Nascida na Espanha na cidade de La Corunã, Maria Teresa chegou ao Brasil com 5 anos. “Sou amazônida por inteira. Até na alma”.
 
 
 
 
Com humildade, mas com muita certeza e autoridade no que faz, ela mesma diz: “É um reconhecimento por algo que eu faço com um prazer profundo. Eu não poderia me imaginar fazendo outra coisa que não fosse fazer ciência. Então é um bônus adicional porque eu faço o que eu gosto de forma quase obsessiva como a maioria dos cientistas. Eu estou muito feliz e agradecida aos meus colegas que me elegeram e me escolheram”.
 
O foco da pesquisadora do INPA é desvendar métodos e maneiras de se usar de forma sustentável a biodiversidade na região. É pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o nível mais alto de produtividade entre cientistas. Além de reconhecimento internacional, é coordenadora da cooperação Brasil-Alemanha entre o INPA e o Instituto Max-Planck de Química de Mainz, em estudos de ecologia de áreas alagáveis.
 
João Valsecchi do Amaral, diretor-geral do Instituto Mamirauá, “o reconhecimento ao trabalho de Maitê é mais um motivo de orgulho para todos os membros do Instituto Mamirauá, e um orgulho para a ciência no Brasil”.
A pesquisadora foi eleita para o Conselho de Administração do Instituto Mamirauá durante reunião realizada em Tefé em setembro de 2019.